Sex, 16 de dezembro de 2022, 13:58

Com pouco mais de um ano, Superintendência de Indicadores de Desempenho busca “colocar ciência de dados a serviço da educação superior”
Unidade produz, dissemina e analisa informações acadêmicas e administrativas estratégicas para a gestão da universidade

Instituída em outubro de 2021, a Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional (SIDI) surgiu da necessidade de se ter uma unidade exclusivamente dedicada à produção, disseminação e análise dos indicadores estratégicos, tanto acadêmicos quanto administrativos, da Universidade Federal de Sergipe.

Dashboard administrativo

Entre as ações mais importantes desenvolvidas pela unidade neste ano, conta-se a criação de um painel, em parceria com a Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan), que permite o acompanhamento de ações e metas do PDI – documento que traça os objetivos da instituição para os próximos cinco anos.

“Somos um setor muito mais estratégico do que operacional. Diferentemente das pró-reitorias, por exemplo, que lidam com o atendimento ao público e outras demandas. Nós produzimos informação que subsidia e aprimora o trabalho da gestão”, conta o professor Kleber Fernandes de Oliveira, que tem estado à frente da unidade.

No site da SIDI, é possível acessar indicadores de todos os cursos de graduação da UFS

Dashboard acadêmico

No âmbito acadêmico, a SIDI também compilou e disponibilizou em plataforma online diversos indicadores para uso dos coordenadores de curso, e que estão disponíveis para acesso público. Confira aqui.

Ainda na busca por soluções, foram realizadas, em conjunto com a reitoria e com as pró-reitorias de Graduação e a de Assuntos Estudantis, reuniões que apresentaram e discutiram esses indicadores com os coordenadores e a direção de cada campus.

“Uma marca que temos buscado é a utilização da ciência de dados a serviço da qualidade da educação superior, e isso tem a ver não só com os dados, mas com a metodologia com que se vai tratar informações que são estratégicas para a tomada de decisão na parte acadêmica e administrativa”, conta Kleber.

Kleber Oliveira, responsável pela Superintendência de Indicadores de Desempenho Institucional. (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Documento reúne principais produções da unidade neste ano

Rankings educacionais

Outra tarefa a destacar no trabalho da SIDI é o preenchimento e envio dos dados e indicadores para os diversos rankings educacionais universitários. “Isso permite que a UFS seja comparada não só com universidades do Brasil, mas com outras do mundo inteiro”, conta Kleber.

E continua: “É uma prestação de contas que cumpre a função de informar a sociedade. Dá mais trabalho que o censo do MEC, é um serviço árduo, mas que a gente faz questão de realizar, além das comunicações oficiais obrigatórias”.

Síntese

Para celebrar o primeiro ano de instituição da SIDI, foi publicada a Síntese UFS 2022, documento que reúne as principais atribuições e publicações feitas pela unidade, bem como informações a respeito de sua estrutura organizacional.

Atualizado em: Ter, 27 de dezembro de 2022, 14:30