Qui, 14 de setembro de 2023, 11:14

Maratona Empreendedora da UFS promove aperfeiçoamento de jovens aprendizes
Ação extensionista foi promovida pelo centro de Empreendedorismo da UFS e capacitou 30 pessoas

Com o objetivo de aprimorar competências e habilidades profissionais dos jovens aprendizes atendidos pela Secretaria do Trabalho de Nossa Senhora do Socorro, o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Sergipe (CEMP/UFS) realizou durante o mês de agosto a “Maratona empreendedora: desenvolvendo habilidades para a vida profissional”.

A ação extensionista, que faz parte do Projeto ˜Socorro: aprendendo a empreender”, foi composta por três oficinas temáticas - Criatividade direcionada ao mercado de trabalho, Design Thinking como ferramenta para desenvolver problemas e Comportamento empreendedor – todas ministradas por estudantes da universidade.


Cerca de 30 jovens aprendizes foram qualificados na Maratona Empreendedora, promovida pelo Centro de Empreendedorismo da UFS (foto: Arquivo pessoal)
Cerca de 30 jovens aprendizes foram qualificados na Maratona Empreendedora, promovida pelo Centro de Empreendedorismo da UFS (foto: Arquivo pessoal)

Para Jucileia Morais, coordenadora do CEMP UFS, a iniciativa busca capacitar jovens aprendizes através de ferramentas que substanciam a formação de estudantes da universidade para o empreendedorismo.

“O resultado dessa ação foi muito positivo, pois permitiu que nossos estudantes trabalhassem os assuntos do empreendedorismo e tivessem a oportunidade de transmiti-los a um grupo de 30 jovens aprendizes com tanto potencial para ser desenvolvido e, assim, empreenderem. Dessa forma, nós nos desenvolvemos e podemos contribuir com uma comunidade que tem muita necessidade e muito potencial a ser desenvolvido˜, explica a coordenadora.

Membro do Centro de Empreendedorismo desde 2021, o estudante de Letras Espanhol Marcos Henrique de Oliveira Santos reforça a importância de ações que viabilizem a capacitação e o empreendedorismo no estado.

“Eu acredito na literatura de que empreender é para a vida, pois quando falamos sobre empreendedorismo, falamos sobretudo sobre comportamento, desenvolvimento de habilidades, que é a ideia desse projeto e de suas oficinas para que os participantes pudessem desenvolver suas características empreendedoras e utilizarem ao seu favor quando forem ao mercado de trabalho”, explica.

Para Gustavo Pinho, estudante de Ciências Biológicas e membro do CEMP desde 2022, as oficinas proporcionaram ao grupo o que ele considera ser um pilar básico para empreender: a criatividade.

“Muitas pessoas acreditam que empreender está diretamente relacionado a dinheiro e a lucro, o que é um conceito bem equivocado, pois se trata de comportamento, de criatividade, de emoção e percebi isso durante a minha participação ativa no CEMP, que utiliza metodologias na área de construção das propostas a serem levadas ao público e de compromisso no que vamos levar ao público. Todo esse processo é enriquecedor em termos conjuntos, tanto para nós, alunos, como para as pessoas que estão sendo capacitadas e isso tem sido muito motivador”, diz Gustavo.

Ao final da maratona, os jovens receberam certificado e, na ocasião, também estiveram presentes a pró-reitora de extensão da UFS, Sueli pereira, e o secretário de governo do município de Nossa Senhora do Socorro, Renato Nogueira.

Jéssica Vieira - Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Qui, 14 de setembro de 2023, 17:32
Notícias UFS