O Ramo Estudantil da Universidade Federal de Sergipe (IEEE/UFS) conquistou o prêmio IEEE Seção Nordeste Brasil, realizado no último sábado, 09, em Campina Grande/PB pelo Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos. O primeiro lugar veio com o projeto de extensão “IEEErmão”, desenvolvido pelo Departamento de Engenharia Elétrica, em parceria com o Colégio de Aplicação (Codap).
O Ramo Estudantil IEEE UFS, premiado na categoria Atividade Contextualizada, é formado, atualmente, por 12 alunos de Engenharia Elétrica, sob a coordenação do professor George Xavier.

Conquista
A Reunião Seccional de Ramos Estudantis da Seção Nordeste Brasil deste ano, em especial, marcou o retorno dos eventos de forma presencial, já que nos anos anteriores, devido à pandemia de covid-19, as atividades foram realizadas de maneira remota.
Para o professor George Xavier, a conquista do primeiro lugar da UFS coloca a instituição a nível regional de prestígio e reconhecimento. “Sergipe ainda não tinha nenhum representante deste instituto internacional que é tão reconhecido pelos engenheiros eletricistas e eletrônicos, e conseguir esse primeiro lugar com menos de seis meses de formação do grupo, competindo com vários ramos estudantis já consolidados, tornou a conquista muito mais representativa. Colocamos UFS sob o olhar dos demais ramos”, comemora o docente.
A parceria com o Codap surgiu do projeto de extensão IEERmão, que buscava levar conceitos básicos da engenharia elétrica para escolas públicas. Os alunos, do ensino médio, puderam ver na prática o trabalho de um engenheiro desta área e tudo o que é desenvolvido na rotina profissional. O projeto é dividido em atividades práticas e teóricas e, posteriormente, executadas pelos alunos.
Além de liderar o ramo estudantil da UFS, o discente Alysson Felipe participou ativamente das oficinas para os alunos do Colégio de Aplicação e comemorou o resultado positivo conquistado na Paraíba.
“Fazer parte dessa conquista me fez perceber o quão incrível as Engenharias Elétrica e Eletrônica são, e poder compartilhar o conhecimento da minha área para além do meu curso me proporcionou grande satisfação. Contribuir para futuros engenheiros e engenheiras que podem se tornar alunos da Universidade Federal de Sergipe é muito prazeroso”, celebrou o graduando.


Ramo Estudantil IEEE UFS
O Ramo Estudantil da UFS é o primeiro da categoria criado no estado de Sergipe e é formado por estudantes universitários. O grupo integra a sociedade internacional de engenheiros eletricistas e eletrônicos, associação fundada em 1963, nos Estados Unidos, e dedicada ao avanço da inovação tecnológica e da excelência em benefício da humanidade.
Com o objetivo de proporcionar o contato dos alunos fora do âmbito acadêmico, o ramo realiza projetos de extensão que auxiliam a comunidade externa, promovendo o incentivo à pesquisa e o interesse pela tecnologia na sociedade.
A dinâmica de aplicar conhecimentos da matemática, programação e eletricidade para estudantes do primeiro ano do ensino médio no Colégio de Aplicação da UFS também foi uma forma de aguçar a curiosidade desses estudantes, assim como explica o líder do Ramo Estudantil, Alysson Felipe. “Fornecemos aulas práticas e promovemos atividades como oficinas e desafios, com o objetivo de estimular o interesse nas áreas de engenharia elétrica e eletrônica. Essa abordagem permitiu que os alunos adquirissem uma visão abrangente dessas carreiras. Foi uma experiência enriquecedora”, conta o representante.
Janaína Cavalcante - Bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br