Em setembro é comemorada a Semana Nacional de Trânsito. A data marca uma série de atividades educativas sobre a segurança no trânsito, promovidas por órgãos e o Sistema Nacional de Trânsito (SNT) durante o mês. A campanha também promove a reflexão sobre a construção de vias e espaços mais seguros e sustentáveis ambientalmente.
Na Universidade Federal de Sergipe (UFS), nos dias 28 e 29 de setembro, a data foi celebrada com ações voltadas para pedestres e motoristas em prol do cuidado para evitar acidentes, acalmamento do tráfego, acessibilidade e sustentabilidade.
“Realizar essa campanha na UFS é necessário porque aqui é uma área de grande fluxo de veículos e vários problemas estão atrelados ao trânsito, como atropelamento de animais e até a possibilidade de atropelamento de pessoas”, destaca Genésio Ribeiro, coordenador Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho (DGASET).
A campanha foi realizada na entrada de carros e na passarela de pedestres da universidade. O agente de trânsito da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), Leonne Teles, fez uma abordagem sobre a importância do respeito às leis de trânsito com a entrega de panfletos informativos.
“A SMTT já desenvolve ações na universidade, voltadas para a questão dos animais no campus. Dessa vez, a campanha tem o caráter educativo direcionado à conscientização dos motoristas e pedestres que passam pela UFS”, pontua Leonne.
O agente também explicou que devido ao número significativo de animais no campus, essa iniciativa se torna necessária. “Essa abordagem vem como uma forma de conscientização para que atropelamentos sejam evitados. É importante indicar ao motorista a necessidade de manter o máximo de atenção nas ruas da universidades”, ressalta.
Simulação
Além de destacar a segurança dos animais, a campanha abordou questões de imprudência no trânsito que podem gerar acidentes envolvendo motoristas e pedestres. Em uma atividade de simulação em que menores de idade dirigem um veículo em alta velocidade, estudantes do Colégio de Aplicação da UFS e do Colégio Estadual Armindo Guaraná, de São Cristóvão, atuaram para demonstrar as consequências um ato de imprudência.
“A ideia dessa ação é mostrar que é necessário ser prudente no trânsito e que você tem que ser maior de idade e possuir carteira de habilitação para poder estar dirigindo um automóvel. É importante também estar atento a todas as regras estabelecidas no trânsito”, explica Fernando Tavares, do Departamento de Gestão Ambiental e Segurança do Trabalho da UFS.
Vale ressaltar que a velocidade permitida dentro do campus é de 30 km/h e o motorista deve ter atenção às faixas de pedestre na universidade para garantir a segurança de todos.
Janaína Cavalcante - bolsista
Letícia Nery - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br