Sex, 17 de novembro de 2023, 16:45

Três iniciativas da UFS são reconhecidas no Encontro Estadual ODS 2023
Evento homenageia projetos e instituições alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)
(Fotos: Schirlene Reis/AscomUFS)

Os Observatórios Sociais, a Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia (Agitte) e um Programa de Educação Tutorial (PET Educação) desenvolvido pela professora Marilene Batista, do campus de Itabaiana, foram homenageados na edição 2023 do Encontro Estadual ODS.

O evento ocorreu na manhã desta sexta, 17, no Auditório do Ministério Público Estadual (MPE), buscando reconhecer instituições, pessoas e experiências que estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

“É natural que a universidade seja protagonista, que atue no sentido de propor soluções, de apresentar soluções. Eu acho que o projeto de uma universidade inclusiva, integrada, necessariamente passa pela participação nos objetivos de sustentabilidade e a integração com os municípios do estado sergipano”, disse o vice-reitor Rosalvo Ferreira.


Maria Costa (esq.), representando a Agitte, e Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS Sergipe
Maria Costa (esq.), representando a Agitte, e Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS Sergipe
1g6a1884

Sandra Sena, coordenadora estadual do Movimento Nacional ODS Sergipe, disse que “tudo parte do princípio da educação, e a Universidade Federal cumpre esse papel muito bem. Desde o primeiro momento, a UFS é uma grande parceira do movimento nacional ODS aqui em Sergipe, e agora temos a alegria de premiar não só um, mas vários projetos”.

Programa Socialize-se

Representando o professor Antônio Martins, diretor da Agitte, a funcionária Maria Costa, gestora dos programas de inovação da Agência, recebeu o Prêmio de Boas Práticas pelo Programa Socialize-se e Selo ODS pelos trabalhos desenvolvidos na inovação social.

“Todos os nossos programas, seja de inovação tecnológica, social ou educacional, contemplam um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável. É um item obrigatório do nosso edital. Para concorrer à bolsa, ele tem de fazer adesão a um ou mais dos objetivos”, explica Maria Costa.

O programa Socialize-se busca promover o envolvimento e a cooperação de professores e estudantes em atividades de inovação social com a troca de saberes acadêmicos e populares, fortalecendo a integração da UFS com a sociedade em busca de soluções sociais inovadoras.


Vice-reitor Rosalvo Ferreira
Vice-reitor Rosalvo Ferreira
Marilene Batista, professora do Departamento de Educação do Campus de Itabaiana
Marilene Batista, professora do Departamento de Educação do Campus de Itabaiana

PET Tutorial

A professora Marilene Batista, do Departamento de Educação no Campus de Itabaiana desenvolve desde abril de 2022 um trabalho com ensino de robótica voltado para crianças da rede pública municipal e estadual, atendendo anualmente cerca de cem crianças da rede pública municipal e estadual.

“O trabalho que a gente faz é com robótica, com sustentabilidade, práticas sustentáveis também, com crianças da rede pública municipal e estadual. Então, esse é um projeto que a gente desenvolve desde abril de 2022, e esse prêmio, esse selo, vem consolidar e reconhecer esse trabalho que a gente desenvolve dentro da UFS”, disse a professora.

Homenageado com o Selo ODS, o projeto é um dos cinco programas de educação tutorial (PET) desenvolvidos na UFS, e conta, em Itabaiana, com doze estudantes bolsistas que auxiliam no atendimento às crianças envolvidas no projeto enquanto aperfeiçoam sua formação pondo em prática o que aprenderam em sala de aula.


1g6a1829
Karyna Batista, coordenadora dos Observatórios Sociais
Karyna Batista, coordenadora dos Observatórios Sociais

Observatórios Sociais

Recebendo pela terceira vez consecutiva o Selo Boas Práticas, a professora Karyna Sposato, coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS, se disse feliz e honrada com essa experiência e enfatizou que os Observatórios têm buscado discutir o papel da universidade na Agenda 2030.

“É um reconhecimento desse investimento que a universidade tem feito na Agenda 2030 através das ações dos observatórios, e nós sabemos que são as universidades que formam os profissionais que, muitas vezes, vão ocupar a gestão pública, cargos eletivos, então a formação desses profissionais pautada por essa Agenda é um componente muito importante”, avalia.

Os Observatórios Sociais têm buscado disseminar os objetivos da Agenda 2030 por meio de ações como o Fórum de Integração de Saberes, de seu Boletim mensal, e de diversas outras ações que convergem com os objetivos de desenvolvimento sustentável.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 17 de novembro de 2023, 17:07
Notícias UFS