Nesta terça-feira, 12, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) realizou o evento Fortalecendo o Intercâmbio com Organizações da Sociedade. A iniciativa foi dos Observatórios Sociais, que, além de fazerem parte da estrutura administrativa da UFS, possuem a missão de elaborar, instituir e acompanhar programas e políticas de ensino, pesquisa e extensão. O evento envolveu secretarias de estado, prefeituras municipais, movimentos sociais, conselhos municipais e estaduais, ONGs e representantes de classe.
Para a professora Patrícia Rosalba, coordenadora do evento e responsável pelos Observatórios Sociais na UFS, a ideia é fortalecer o intercâmbio com organizações da sociedade, estabelecendo mecanismos de troca de experiências e informações.
“Essa é uma atividade na qual a UFS intensifica o diálogo com os movimentos sociais, estruturas do estado de Sergipe, prefeituras municipais, ONGs, para que a gente comece a traçar estudos, tanto no campo científico, quanto no campo de ação de extensão, de forma horizontal e coletiva para atender às demandas que são do estado. É um público bem diversificado e a gente entende que é uma reunião extremamente importante, porque assim começamos a intensificar esse rompimento de muros e vamos efetivamente para a sociedade”, afirmou.
De acordo com o reitor da UFS, Valter Santana, uma das funções do observatório é justamente criar canais de interlocução entre a universidade e a sociedade, para que a instituição absorva as demandas comunitárias na elaboração, implementação e acompanhamento de ações de ensino, pesquisa e extensão. “Nós temos aqui uma universidade que precisa ter portas abertas para receber as demandas, mas temos que buscar amplificar e melhorar esse diálogo, para que seja fluido, para que a universidade possa se aproximar e saber da real necessidade da nossa sociedade e, por meio das nossas ações administrativas, fomentar projetos acadêmicos, ações administrativas que façam a universidade ficar cada vez mais próxima da sociedade. É aí que temos a essência dos observatórios sociais”, declarou o reitor.
Um dos participantes do evento foi o assessor técnico LGBTQIAPN+ da Diretoria de Direitos Humanos da Prefeitura de Aracaju, Marcelo Menezes. LGBTQIAPN+ é uma sigla que abrange pessoas que são Lésbicas, Gays, Bi, Trans, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Pôli, Não-binárias e mais.
Para Marcelo, o observatório realmente ajuda a intensificar a interação da universidade com o setor produtivo, com a comunidade local e com os segmentos populares, a partir do levantamento de demandas e da elaboração de projetos e programas. “Sou representante de uma ONG da temática LGBTQIAPN+ e fui militante do segundo grupo mais antigo do Brasil, que era o Dialogay, fui da última gestão em Sergipe. A minha intenção aqui, nesse exato momento, é falar de um fato histórico que aconteceu na UFS, na metade da década de 80, sobre um filme proibido pela ditadura militar. Eu acho que esse observatório também tem que resgatar esses fatos históricos que às vezes estão apagados dentro da história da Universidade Federal de Sergipe. Nós tivemos aqui dentro da UFS militantes, estudantes que começaram o curso acadêmico com a pauta LGBTQIAPN+ há muitos anos. A gente precisa resgatar com esse observatório fatos e situações, tanto da história da UFS como também da história dos movimentos sociais”, destacou.
Objetivos
Na UFS, os Observatórios Sociais realizam ainda a função de produzir diagnósticos e ações para a solução de problemas sergipanos, com a melhoria da qualidade de vida, com a preservação do meio ambiente e com a busca do desenvolvimento com sustentabilidade. Além disso, estimulam a integração dos Programas de Ensino, Pesquisa e Extensão e promovem a democratização do acesso aos conhecimentos produzidos e acumulados na academia, por meio do Repositório Institucional, vinculando as bases de dados e as informações sobre a UFS para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral. Os Observatórios Sociais se estruturam a partir do Fórum de Integração de Saberes; Conselho Deliberativo; Gerência de Projetos e Observatórios Temáticos.
Ascom UFS