Qui, 22 de agosto de 2024, 15:03

Melhorias no Departamento de Química da UFS garantem ambiente propício ao ensino e pesquisa
Reforma e instalação de novos equipamentos estão em fase final
(Foto: Arquivo pessoal)
(Foto: Arquivo pessoal)

Em resposta a uma antiga demanda de melhorias estruturais no Departamento de Química (DQI), proveniente do próprio departamento e do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia (CCET), a Universidade Federal de Sergipe (UFS) iniciou neste ano uma série de reformas com o intuito de garantir a qualidade do ensino e da pesquisa na instituição.

Entre as melhorias, destacam-se: a restauração da rede elétrica e da rede hidráulica, a manutenção de bancadas e a instalação de divisórias e capelas. Atualmente, a reforma está na fase final, com a instalação dos aparelhos de ar-condicionado já adquiridos, assim como o forro da sala anexa ao Laboratório de Orgânica, espaço criado pelas divisórias recentemente estabelecidas.

O reitor da UFS, Valter Santana, afirmou que a administração da universidade tem um olhar global sobre as necessidades de todos os departamentos da instituição e que, mesmo diante de desafios orçamentários, busca realizar as ações que fortalecem o ensino e propiciem melhorias à pesquisa e à extensão.


Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)
Valter Santana é reitor da UFS. (Foto: Yan Lima/Ascom UFS)

“A entrega dessa reforma e de novos equipamentos para o Departamento de Química é uma prova da preocupação constante da administração em olhar para as necessidades da instituição e em empenhar os recursos naquilo que trará um retorno imediato para a qualidade da nossa graduação. É por isso que a UFS tem se destacado ao longo dos últimos anos”, afirma o reitor.

Jodnes Vieira, superintendente de Serviços e Infraestrutura (InfraUFS), explicou que tais ações foram essenciais para que o Departamento de Química continue a oferecer um ambiente de trabalho seguro e eficiente. “Essas melhorias não apenas refletem nosso compromisso contínuo com a excelência acadêmica e a segurança, mas também atendem a solicitações muito esperadas, que são fundamentais para a qualidade do ensino e da pesquisa em nossa instituição”.


Jodnes Vieira é superintendente de Serviços e Infraestrutura. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Jodnes Vieira é superintendente de Serviços e Infraestrutura. (Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O pró-reitor de Graduação (Prograd), Dilton Maynard, ressaltou que as atividades práticas são fundamentais para a formação de novos profissionais. “Temos realizado diversas ações buscando melhorar as condições das aulas em nossos laboratórios e, claro, isso passa pela realização de reparos e manutenções nesses espaços. Consideramos isso um investimento importante para o ensino de graduação”.


Dilton Maynard é pró-reitor de Graduação da UFS. (Schirlene Reis/Ascom UFS)
Dilton Maynard é pró-reitor de Graduação da UFS. (Schirlene Reis/Ascom UFS)

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 22 de agosto de 2024, 15:57
Notícias UFS