Seg, 09 de dezembro de 2024, 14:48

11º Encontro de Iniciação à Extensão acontece de 9 a 13/12
Mais de 100 trabalhos serão apresentados em todos os campi

Com o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica os resultados da produção de conhecimento do Programa Institucional de Iniciação à Extensão Universitária (PIAEX) no ano de 2024, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Sergipe (Proex/UFS) realiza, durante a programação da 10ª Semac, o 11º Encontro de Iniciação à Extensão.


11º Encontro de Iniciação à Extensão acontece em todos os campi durante a X Semac. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
11º Encontro de Iniciação à Extensão acontece em todos os campi durante a X Semac. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O evento, que acontece em todos os campi, começou na manhã desta segunda-feira, 9, no auditório da reitoria do campus São Cristóvão, onde discentes do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET) mostraram entusiasmo na apresentação de seus trabalhos.

A estudante do 8º período de Astrofísica na UFS, Lara da Costa Barbosa, ressalta ter experimentado os benefícios da extensão universitária através do projeto intitulado “Caravana Luar do Sertão”, que tem por objetivo promover o senso crítico e de inclusão, partindo de observações telescópicas itinerantes em cidades do sertão nordestino.


Lara Costa é estudante do 8º período de Astrofísica na UFS. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Lara Costa é estudante do 8º período de Astrofísica na UFS. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

“Quando ingressei no curso, não tinha conhecimento do que era a extensão universitária, mas pude ver a importância desse pilar quando estive em contato com pessoas que sequer sabiam o que era um astronauta, sequer tinham conhecimento de que o homem havia chegado à lua. Assim, trazer os resultados das nossas visitas a 43% do território sergipano e a 46 cidades do sertão nordestino me fez entender que a produção universitária está além das salas de aula e que ela precisa chegar a muito mais pessoas˜, diz.

Cursando o sexto período de licenciatura em Matemática, o estudante Romário dos Santos é integrante do projeto “Fortalecimento do letramento estatístico para docentes que ensinam matemática” e conta que sua atuação no projeto possibilitou aperfeiçoamentos tanto no âmbito pessoal quanto profissional.


Romário Santos é estudante de Licenciatura em Matemática na UFS. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Romário Santos é estudante de Licenciatura em Matemática na UFS. (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

"Tem sido muito importante para que eu possa ver, na prática, como o ensino da Matemática e, neste caso, da Estatística, pode ser desmistificado. Não é difícil, mas exige um letramento e ele realmente possibilita uma mudança estrutural em sala de aula, que refletirá no próprio cotidiano dos professores e, consequentemente, dos estudantes", compartilha.

Para o pró-reitor de extensão em exercício, Guidionaldo Júnior, o 11º Encontro de Iniciação à Extensão se destaca por apresentar o papel dialógico entre a sociedade e a Universidade, uma vez que os projetos de extensão têm por finalidade a formação cidadã e o atendimento das necessidades da comunidade externa, contribuindo através das diversas áreas acadêmicas ao desenvolvimento social com foco na sustentabilidade.

“Nesta edição, serão apresentados mais de 100 projetos de extensão, pois o tema da Semac desse ano de 2024 é bastante significativo à medida que faz uma analogia entre o aprender sobre a realidade e o ‘aprender na realidade', que é justamente onde está situada a extensão. Esse aprendizado, integrado ao ensino e à pesquisa, coaduna as diversas áreas e campos para alcançar um objetivo maior: o bem-estar social. Assim, todos os projetos de extensão apresentados no EIX 2024, em todas as suas áreas, demonstram que a Universidade tem caminhado cumprindo o seu dever social, impactando e contribuindo para a sociedade no enfrentamento dos seus desafios”, destaca o pró-reitor.

Jéssica Vieira - Ascom UFS


Atualizado em: Seg, 09 de dezembro de 2024, 16:44