Ter, 05 de agosto de 2025, 12:44

Reconhecimento marca celebrações pelos 15 anos do Departamento de Letras Estrangeiras da UFS
‘Linguagens, Diálogos e Memórias para Além das Fronteiras’ é tema do evento com exposição, rodas de conversa e sarau
Evento de abertura ocorreu nesta terça-feira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Evento de abertura ocorreu nesta terça-feira (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Reconhecimento e emoção marcaram a abertura do evento que celebra os 15 anos do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal de Sergipe (DLES/UFS), nesta terça-feira, 5, com o tema ‘Linguagens, Diálogos e Memórias para Além das Fronteiras’. Durante a cerimônia, professores aposentados, técnicos administrativos e terceirizados que compõem o departamento foram homenageados.

Definido como um departamento que “elimina fronteiras e que permite diálogo com o mundo” pelo professor e vice-chefe, Dário Pagel, o DLES engloba os cursos de Letras Inglês; Espanhol; Português-Espanhol; Português-Francês e Português-Inglês.

“Línguas estrangeiras quebram todas as fronteiras. Português foi a minha primeira língua estrangeira. A minha língua materna é o alemão e aqui eu ensino francês. As línguas me levaram pelo mundo”, ressaltou.


Professor Dário Pagel (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Professor Dário Pagel (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

Com mais de 30 anos de experiência no ensino de francês e colaboração em espanhol, e longe das salas de aula há seis, o professor aposentado Givaldo Melo de Santana recitou a poesia ‘O Operário em Construção’, de Vinícius de Moraes, rememorando todos os que atuaram em prol do departamento.

“Sempre me considerei um operário da educação. A gente vestia mesmo a camisa daqui da UFS. É muita luta, emoção, amor. E hoje volto aqui e percebo que ‘tudo vale a pena, quando a alma não é pequena’", como diz o poeta. Disse ele, dessa vez recitando Fernando Pessoa.


Professor aposentado Geraldo Melo de Santana (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Professor aposentado Geraldo Melo de Santana (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O reitor André Maurício, que esteve presente, parabenizou o departamento e enalteceu a forma como o estudo das línguas foca na essência humana. “A história da linguagem é belíssima e carrega as memórias da sociedade. Ver o trabalho do DLES nos dá força para mover essa universidade, a universidade pública. Nos faz lembrar que tudo o que temos foi feito por trabalhadores, pessoas que têm o direito a uma perspectiva de um mundo melhor”.

No mesmo sentindo, a vice-reitora da UFS, Silvana Bretas, destacou a união entre os diversos atores que formam o departamento.

“Além de todas as qualidades e conquistas acadêmicas, quero destacar a amizade que nutre cada vínculo entre professor, estudante, técnico e terceirizado do DLES. Mesmo na resolução de problemas difíceis, a forma como esses colegas enfrentam as suas batalhas no campo profissional, é um exemplo para todos nós”.


Reitor e vice compuseram a mesa de abertura do evento (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reitor e vice compuseram a mesa de abertura do evento (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O DLES

A história do DLES começou em 2010, com a separação das licenciaturas estrangeiras das vernáculas, que até então, atuavam em um único departamento abrangendo Inglês, Francês, Espanhol e Português.

“Tínhamos um departamento gigante, com idiomas diversos, e para melhor atender as demandas específicas de cada curso, tomou-se a decisão de dividir o departamento em dois, o Departamento de Letras Estrangeiras e o de Letras Vernáculas. O maior ganho para os departamentos é justamente esse, de podermos colocar nossos esforços mais especificamente nessa formação em línguas estrangeiras, suas culturas, suas literaturas. Estamos dando continuidade ao trabalho desses primeiros colegas, e o nosso legado maior é procurar contribuir para a formação de uma sociedade mais crítica, mais consciente de seus papéis, por meio do ensino das línguas e literaturas”, informou a chefe do DLES, Amália Vargas Façanha.


Amália Vargas Façanha (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Amália Vargas Façanha (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

A atual coordenadora do Programa de Pós-Graduação Profissional Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras (PPGLES/UFS) é a professora Acássia dos Anjos, que também foi estudante de graduação e mestrado da UFS. De acordo com ela, sua trajetória inspira alunos a continuarem a carreira acadêmica.

“Entrei no curso de Letras Português e Espanhol em 2007, quando o curso ainda pertencia ao antigo Departamento de Letras. Em 2010, presenciei a divisão e foi interessante porque percebemos mais foco em cada área de formação. A UFS e o DLES fazem parte da minha vida e da minha formação. Sempre gostei muito de estar aqui enquanto aluna e, quando eu passei a ser professora, vi que as pessoas se inspiram por eu ter sido aluna e a primeira coordenadora sergipana do curso de espanhol”, disse.


Acássia dos Anjos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Acássia dos Anjos (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O estudante do último período, Eduardo Andrade, falou sobre sua experiência discente. “O departamento atende às nossas necessidades, mantém um diálogo muito aberto com os alunos, e isso é muito gratificante, nos motiva tanto a continuar no caminho acadêmico para sermos futuros mestres e doutores, compondo a universidade e o seu quadro de professores, como também para sermos seres humanos ainda melhores, com mais respeito, ética e profissionalismo”.


Estudante Eduardo Andrade (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Estudante Eduardo Andrade (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Vice-reitora Silvana Bretas (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Vice-reitora Silvana Bretas (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reitor André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)
Reitor André Maurício (Foto: Janaína Cavalcante/Ascom UFS)

O evento continua até esta quinta-feira, 7. Confira a programação:

  • 5 de agosto
    8h – Auditório Libório Firmo (Reitoria da UFS): — DLES 15 anos: história e homenagens (Mesa oficial de abertura)
  • 6 de agosto
    14h – Segundo andar da Didática 7: — DLES 15 anos: exposição/apresentação de banners sobre os projetos atuais do departamento
    15h – Salas 206, 207 e 208 da Didática 7: — DLES 15 anos: rodas de conversa sobre os projetos atuais do departamento
    16h30 – Auditório Libório Firmo (Reitoria da UFS): — DLES 15 anos: reverberação de programas/projetos do DLES na vida profissional de egressos/as
  • 7 de agosto
    18h – Auditório da Didática 5: — DLES 15 anos: sarau multicultural

Jéssica França - Ascom UFS


Atualizado em: Qua, 06 de agosto de 2025, 09:29
Notícias UFS