Nesta quarta-feira, 13, das 19h às 21h, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) promoverá a Live 'Leitura e Escrita na Educação Infantil em Sergipe: travessias e recomeços', uma ação prevista no âmbito da política do Ministério da Educação intitulada 'Compromisso Nacional Criança Alfabetizada' e integra a Coordenação Regional Nordeste. A transmissão será realizada via canal no YouTube do Instituto Federal de Sergipe (IFS).
De acordo com a professora do Departamento de Educação (DED/UFS), Ana Azevedo, responsável pela coordenação geral do curso no estado, a ação marca o encerramento de um ciclo de formação continuada para docentes da Educação Infantil, desenvolvido pelo LEEI Sergipe, com foco em oralidade, leitura e escrita.
“Na live, buscaremos refletir sobre a trajetória vivenciada com 4 formadores estaduais, 98 formadores municipais e 2076 docentes da educação das infâncias, no percurso da construção de experiências teórico-metodológicas articuladas às especificidades da educação infantil, desenvolvendo o senso crítico no processo de organização das rotinas escolares, na distribuição de tempos e espaços educativos, ancorados nos eixos estruturantes do currículo da educação infantil, a partir de uma ação pedagógica que contempla a oralidade, a leitura e a escrita das crianças”, destaca Ana Azevedo.
Ela explica ainda que, durante os últimos meses de formação híbrida, os cursistas participaram de um conjunto variado de atividades, com foco na autonomia docente.
“De modo coletivo, foi construído um repertório de boas práticas de leitura e escrita que integram o cotidiano das interações e brincadeiras infantis, utilizando-se de material didático-pedagógico dos cadernos do LEEI e o caderno do Professor Criança Alfabetizada, da UFPE, que apresentam uma relação entre arte, ciência e o cotidiano. Foram utilizadas obras literárias que abordaram variadas vivências na escola com a escrita, além de jogos, que promoveram a curiosidade e descobertas das crianças, mediadas pela ação pedagógica docente”, completa.
LEEI
O LEEI tem por objetivos formar professores da educação Infantil para desenvolver com qualidade uma prática pedagógica inclusiva; refletir sobre as concepções de criança e educação infantil; desenvolver um olhar sensível em relação à pluralidade das infâncias e seus cenários; considerar as representações das crianças em seus plurais contextos e formas diferenciadas de se apropriar da escrita.
Ascom UFS