
Na próxima sexta-feira, 29, acontece o VII Seminário de Culturas Populares da cidade de São Cristóvão. Alusivo ao mês dedicado às culturas populares, o seminário reunirá pesquisadores, estudiosos e representantes de grupos tradicionais para discutir os saberes e fazeres que compõem o patrimônio imaterial. Dois professores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) serão palestrantes do evento, que este ano tem o tema ‘Cultura Popular, Um Conceito em Movimento: Dinâmica que Ressignifica de Geração em Geração’.
Os professores do Departamento de Museologia da UFS, Fernando Aguiar e Neila Maciel, palestrarão sobre cultura, memória, herança e inovação. “Neste ano, o seminário nos convida a refletir sobre como a cultura popular é uma herança que se renova continuamente, preservando sua essência ao mesmo tempo em que se adapta e se fortalece”, destaca Rebeca Leão, coordenadora da Casa das Culturas Populares.
O evento acontecerá a partir das 14h30, no auditório do Paço Municipal, com uma programação diversificada voltada à valorização das manifestações culturais tradicionais e contemporâneas da cidade e do Brasil. Para se inscrever, é necessário preencher o formulário disponível neste link.
Programação
- 14h30 - Painel “Cultura, Memória e Herança: O Passado que Transita para o Futuro” Palestrante: Prof. Dr. Fernando Aguiar.
- 15h - Painel “Entre Tradição e Inovação: A Cultura como Processo Vivo” Palestrante: Prof.ª Dr.ª Neila Maciel.
- 15h30 - Roda de Conversa: “Viver e Respirar a Cultura Popular de São Cristóvão-SE”
Participantes: Mestre Nivaldo Oliveira e Mestra Madalena
Com informações da Prefeitura de São Cristóvão