
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) foi representada internacionalmente pela servidora e doutoranda em Ciências da Propriedade Intelectual, Lara Sobral Aragão, durante as Jornadas Internacionais de Jovens Investigadores – Salamanca Innova, realizadas entre os dias 24 e 26 de setembro, na cidade de Salamanca, na Espanha.
Durante o evento, a doutoranda falou sobre “Uso de obras musicais em escolas de música: uma visão comparada entre Brasil e Espanha”, resultado de uma pesquisa desenvolvida com base na jurimetria, uma técnica que combina estatística e direito para analisar decisões judiciais e legislações.
“Fiz um estudo mostrando como a proteção das obras musicais pode coexistir com a prática pedagógica e o acesso à cultura, trazendo segurança jurídica para usuários, professores e as instituições que usam a música em suas atividades pedagógicas", explicou Lara Aragão.
A pesquisa traz uma análise comparativa entre os dois países, enfocando o impacto do direito autoral no uso de repertórios musicais em contextos educacionais. O trabalho propõe reflexões sobre a compatibilidade entre a proteção das obras musicais e a prática pedagógica nas escolas de música.
Ao representar o estado de Sergipe em um evento de abrangência internacional, Lara destaca também o papel das universidades brasileiras na promoção do intercâmbio acadêmico e cultural.
“Além do impacto acadêmico, a participação reforçou muito a importância de iniciativas como essa e permitiu que uma pesquisa realizada em Sergipe tenha ganhado visibilidade internacional que traz novas perspectivas sobre a cultura e como a propriedade intelectual pode ser compartilhada", finalizou a doutoranda e servidora da UFS.
Ascom UFS