A Universidade Federal de Sergipe (UFS), por meio do Sistema de Bibliotecas (Sibiufs), iniciou nesta sexta-feira, 24, a programação da Semana Nacional do Livro e da Biblioteca. A abertura oficial aconteceu no auditório da Biblioteca Central (Bicen) e marcou o início de uma série de atividades voltadas à promoção da leitura, da cultura e à valorização do papel das bibliotecas na formação educacional e social da comunidade acadêmica.
Como parte da programação, foi inaugurada uma exposição na Galeria Jordão de Oliveira, localizada na própria Bicen, intitulada 'Luís de Camões — poesia e artes' e organizada pela bibliotecária Nelma Carvalho. A ação celebra os 500 anos de nascimento do poeta português e reúne pranchas artísticas doadas pela Universidade de Coimbra a instituições de ensino superior dos países de língua portuguesa, juntamente, com o acervo das edições de luxo, composto por livros raros e edições comentadas que integram o acervo da biblioteca.
Para a diretora do Sibiufs, Sheyla Andrea, a Semana Nacional do Livro e da Biblioteca é uma oportunidade de aproximar ainda mais a comunidade da Bicen e valorizar o papel das bibliotecas como espaços de cultura e convivência. “Essa semana é muito importante para a gente, porque saímos dos muros da biblioteca e trazemos a comunidade para dentro dela. A biblioteca é mais do que um espaço de empréstimo de livros, ela tem um papel cultural que agrega conhecimento e amplia o olhar da comunidade acadêmica”, destacou.
A programação segue na próxima quarta-feira, 30, com a palestra “Práticas de leitura e criação literária”, ministrada pelo professor Fernando de Mendonça (Deli/UFS), às 9h, no auditório da Bicen. Já na quinta, 31, o encerramento contará com uma apresentação do Coral do Codap, às 14h, na Galeria Jordão de Oliveira.
Ascom UFS
