Sex, 31 de outubro de 2025, 16:15

Projeto do campus de Itabaiana da UFS recebe menção honrosa na Mostra Nacional de Robótica
Reconhecimento destaca atuação do PET Educação em pesquisa e formação docente através da robótica
Evento aconteceu em Vitória, Espírito Santo (Foto: arquivo pessoal)
Evento aconteceu em Vitória, Espírito Santo (Foto: arquivo pessoal)

O projeto de pesquisa e extensão “Formação Inicial de Professores(as) e Robótica em Territórios de Aprendizagens Colaborativas”, desenvolvido pelo campus de Itabaiana da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu Menção Honrosa na Mostra Nacional de Robótica (MNR), realizada entre os dias 13 e 18 de outubro, na Cidade da Inovação, em Vitória (ES).

Maior evento de Robótica e Inteligência Artificial da América Latina, a Mostra integra a Competição Brasileira de Robótica (CBR) e a Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR), reunindo iniciativas de todo o país em torno da inovação e da aprendizagem colaborativa. O reconhecimento concedido ao grupo da UFS destaca a relevância do trabalho do Programa de Educação Tutorial (PET Educação), vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFS) e ao Departamento de Educação de Itabaiana (Dedi/UFS), no campo da pesquisa-intervenção e da formação docente.

Coordenado pela professora Marilene Nascimento (Dedi/UFS), o projeto adota a robótica como ciência interdisciplinar e reafirma o potencial do tripé universitário — ensino, pesquisa e extensão — para fortalecer redes colaborativas de aprendizagem e práticas formativas inovadoras.

“Esta ação sustenta-se em uma formação que emerge da problematização em redes de conhecimento, valorizando a religação de saberes no campo da robótica (eletrônica, pensamento computacional, programação plugada e desplugada). Esses movimentos de idas e vindas permitem habitar territórios e forjar coletivos na escola e na universidade com estudantes e pesquisadores(as) atravessados(as) por experimentações (conhecer, ser e fazer)”, destaca a professora Marilene.


(Foto: arquivo pessoal)
(Foto: arquivo pessoal)

A conquista também é celebrada pelos integrantes do grupo. Para Iris Machado, graduanda do Dedi/UFS e participante do PET Educação, a experiência foi marcante e reafirmou o impacto do projeto. “Participar da MNR foi uma experiência repleta de aprendizagens que deixou marcas na minha trajetória acadêmica e pessoal. Esse reconhecimento fortalece ainda mais o nosso projeto, que é fruto de estudos, vivências e colaboração entre licenciandos(as), docentes e egressos(as). No PET, vivenciamos uma formação de qualidade e nos transformamos”, relata.

Iris destaca, ainda, que o projeto tem contribuído para repensar a prática docente e criar caminhos para a inserção da robótica nas escolas. “Durante o evento, muitos professores comentavam sobre as dificuldades de trabalhar robótica na educação básica, pela falta de incentivo, recursos ou formação. Nosso projeto ressignifica essas questões dentro do campus de Itabaiana, criando possibilidades reais para a formação de professores(as) com base na inventividade, na inclusão e na colaboração”, completa.

Integrante do programa e doutor em Educação pela UFS, Mateus Henrique relaciona a experiência com suas pesquisas sobre formação inventiva e aprendizagem colaborativa. “Tenho buscado compreender como a robótica, enquanto ciência interdisciplinar, provoca processos inventivos de formação docente. A formação inventiva é um movimento: aprender pela experiência, pelo erro e pela criação coletiva. O projeto encarna esse princípio, mostrando que a robótica pode ser um campo fértil de sensibilidade, pensamento e criação”, observa.

Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 31 de outubro de 2025, 16:47
Notícias UFS