
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) realiza, nos dias 27 e 28 de novembro, o III Fórum de Pós-Graduação, uma das atividades centrais da programação da 11ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac). O evento acontece na Didática VII, no Campus de São Cristóvão e reunirá coordenações de programas, docentes, estudantes, representantes de agências de fomento e gestores institucionais para discutir os rumos da pós-graduação na instituição.
A abertura oficial acontecerá no dia 27, às 9h, no auditório da Didática VII, com a presença do reitor da UFS, prof. André Maurício; da vice-reitora, profa. Silvana Bretas; do pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Eduesley Santana; de representantes da Capes e da Coordenação de Pós-Graduação (COPGD/POSGRAP).
A programação deste ano foi construída para abordar temas estratégicos para o fortalecimento e a expansão da pós-graduação na UFS. Segundo o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, prof. Eduesley Santana Santos, o Fórum representa um espaço essencial de alinhamento e planejamento institucional: “O III Fórum será um momento muito importante para discutirmos os rumos da pós-graduação na UFS. Ele consolida um espaço de diálogo qualificado entre coordenações, docentes, discentes, agências de fomento e a gestão institucional, permitindo alinharmos estratégias e avançarmos na consolidação dos nossos programas”.
Entre os pontos altos da programação, Eduesley destaca:
Avaliação da Capes e o novo PNPG
Mesa com o prof. Gerson Tomanari (USP/CTC-Humanidades/CAPES), trazendo orientações fundamentais sobre o novo modelo avaliativo e as perspectivas do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG).
Fomento e parcerias estratégicas
Discussões com representantes da Fapese, Finep, Fapitec e outras instituições que atuam diretamente no financiamento da pesquisa científica e tecnológica.
Divulgação científica e impacto social
Mesa dedicada à relação entre pós-graduação, comunicação pública e extensão universitária.
Inteligência Artificial na pesquisa
Debates sobre aplicações, ética, ferramentas e impactos da IA na produção científica, com a presença de pesquisadores da UFS e convidados externos.
Sessões práticas e formação de pesquisadores
No segundo dia, o Fórum oferece orientações sobre bolsas de produtividade, gestão dos programas e estratégias para melhoria de desempenho na avaliação da Capes.
Grupo de Trabalho sobre Governança Acadêmica
Encerrando o evento, o GT discutirá normas, instruções internas e modelos de gestão, buscando aprimorar instrumentos que orientam o funcionamento dos programas de pós-graduação.
“O Fórum reafirma o compromisso da UFS com uma pós-graduação forte, alinhada às diretrizes nacionais, atenta aos desafios contemporâneos e comprometida com uma formação ética, inovadora e socialmente relevante”, completa Eduesley.
Para acessar a programação completa da Semac, clique aqui.
Acom UFS
