Sex, 28 de novembro de 2025, 13:56

UFS mostra resultados da Extensão no campus de Lagarto
Atividade integra programação da Semac

O 12º Encontro de Iniciação à Extensão (EIX) reuniu projetos de extensão do campus de Lagarto na Universidade Federal de Sergipe (UFS), na manhã desta quinta-feira, 27. Dentre os cerca de 20 trabalhos apresentados, três foram contemplados como os vencedores da edição, em ação promovida pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFS). A atividade integra a Programação da 11ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

A apresentação contou com a participação da pró-reitora da Proex/UFS, professora Josefa Lisboa. “Muitas das atividades da Semac superaram as nossas expectativas. É muito gratificante participar de momentos como esse porque aqui é um campus que se notabiliza pela extensão, com um contato permanente com a comunidade por conta do perfil dos cursos, com metodologias ativas. E isso não está visível apenas nos projetos nos dados, mas também nas pessoas. Entrando no campus, a gente vai encontrando a comunidade, sobretudo pelos atendimentos de saúde", avalia.


Pró-reitora de Extensão, professora Josefa Lisboa, esteve presente no EIX em Lagarto (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Pró-reitora de Extensão, professora Josefa Lisboa, esteve presente no EIX em Lagarto (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

O diretor em exercício do campus de Lagarto, professor Luis Felipe Souza, concorda. “Nosso campus tem um perfil extensionista muito forte, que começa muito cedo, com um contato com a sociedade iniciando ainda com os alunos calouros, com o início da Prática de Ensino na Comunidade (PEC) e esse contato próximo com a população segue até o fim dos cursos”, avalia.


Docente Simone Cabral, do Departamento de Educação em Saúde (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)
Docente Simone Cabral, do Departamento de Educação em Saúde (Foto: Ana Laura Farias/Campus Lagarto)

Coordenadora do projeto que conquistou o segundo lugar, a docente Simone Cabral, do Departamento de Educação em Saúde, destaca que o momento é de alegria. “É a terceira vez que o Socorristas Mirins é premiado. É um reconhecimento do que estamos fazendo e da contribuição com a sociedade”, pontua. A docente explica que, em 2025, o projeto passou por ampliação e passou a incluir, além das escolas, o Ambulatório de Pediatria no Centro de Simulações e Práticas (localizado no campus Lagarto) e o Hospital Universitário de Lagarto.

Ana Laura Farias - Ascom UFS
Campus de Lagarto


Atualizado em: Sex, 28 de novembro de 2025, 18:05
Notícias UFS