
A Universidade Federal de Sergipe (UFS) anunciou um investimento de R$ 1.137.600,00 em bolsas de pós-graduação financiadas com recursos próprios da instituição. Ao todo, 29 estudantes de mestrado e 10 de doutorado serão contemplados, fortalecendo ações de incentivo à pesquisa, formação de recursos humanos e consolidação da pós-graduação na universidade.
O investimento da UFS garante a continuidade de projetos acadêmicos mesmo diante de cenários orçamentários incertos. Segundo o pró-reitor de Pós-graduação e Pesquisa (Posgrap/UFS), Eduesley Santana, a decisão da gestão foi baseada em uma estimativa realista do cenário nacional de distribuição de bolsas.
“Não tínhamos como saber o quantitativo que iríamos receber, porque esse ano, inclusive, o número de bolsas que vimos para todas as instituições foi abaixo dos anos anteriores. Mas o reitor André Maurício optou por fazer uma média dos últimos dois anos para que a UFS custeie essa quantidade de bolsas a novos pós-graduandos, mestrandos e doutorandos”, explicou.
A distribuição seguirá os mesmos critérios adotados para as políticas das pró-reitorias e às diretrizes de órgãos de fomento. Esses critérios incluem avaliação dos programas, existência ou não de bolsas ociosas e demandas apresentadas pelos cursos de pós-graduação, sem priorização de áreas específicas.
