Qui, 18 de dezembro de 2025, 10:33

Empresas juniores da UFS recebem Prêmio SERJúnior
Reitor e professores da universidade também receberam menções honrosas
(Foto: SERJúnior/divulgação)
(Foto: SERJúnior/divulgação)

Empresas juniores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram contempladas no Prêmio SERJúnior, realizado na última sexta-feira, 12, com o objetivo de reconhecer e valorizar o desempenho das organizações do estado de Sergipe. A iniciativa destacou projetos e práticas que contribuem diretamente para o fortalecimento do empreendedorismo jovem, da inovação e do desenvolvimento econômico e social no estado.

A premiação é promovida pela Federação Sergipana de Empresas Juniores, fundada em 2014 e que supervisiona 28 empresas do estado. Sem fins lucrativos e associada à Brasil Júnior, a organização atua no fomento e no desenvolvimento do empreendedorismo jovem por meio do Movimento Empresa Júnior, reunindo estudantes universitários que vivenciam, na prática, a realidade da gestão e da inovação.

O reitor da UFS, professor André Maurício Conceição, a pró-reitora de Extensão e Cultura (Proex/UFS), Josefa Lisboa, além da professora Tereza Raquel Sena receberam menções honrosas na categoria Educação.


Marcelo Augusto (Foto: SERJúnior/divulgação)
Marcelo Augusto (Foto: SERJúnior/divulgação)

O professor e chefe de gabinete do reitor, Marcelo Augusto Costa Maciel, representou o reitor no evento. De acordo com ele, a UFS fortalece as empresas juniores através do Centro de Empreendedorismo vinculado à Proex. "Ao longo dos anos, vem sendo feito um trabalho extenso de regularização das empresas, com apoio para a implantação e desenvolvimento delas. Algumas têm sede própria, junto aos departamentos aos quais estão vinculadas e outras compartilham espaços, a fim de que possam atuar em suas áreas", disse.

Marcelo Augusto ainda lembrou que a UFS tem a empresa júnior mais antiga em atuação no estado, a Empresa Júnior de Administração (EJAUFS). "Além disso, também concentra praticamente todas as empresas juniores federadas junto à SERJúnior. Temos empresas juniores instaladas nos mais diversos campi de nossa instituição, demonstrando o alcance deste movimento na UFS".


Josefa Lisboa (Foto: SERJúnior/divulgação)
Josefa Lisboa (Foto: SERJúnior/divulgação)

A pró-reitora acompanhou o evento e aproveitou para entender as demandas dos estudantes de perto.

“O evento é marcado por muitas alegrias, expectativas de reconhecimento pela trajetória das empresas juniores no ano e pela força da SERJúnior junto aos estudantes das EJs. Ouvir as demandas dos estudantes, ajudá-los a articular encontros com a sociedade civil para exposição do potencial dessas empresas e viabilizar as condições de formação qualificada é o desafio que estamos trilhando com eles e o que faz a diferença”, disse.


Tereza Cristina (Foto: SERJúnior/divulgação)
Tereza Cristina (Foto: SERJúnior/divulgação)

Tereza Raquel Sena, orientadora da Empresa Júnior de Fonoaudiologia da UFS (Fonej), enalteceu a atuação da organização. “A Fonej nasceu durante a pandemia, com as atividades sendo realizadas de forma on-line. Foi formalizada em 2020; em 2022 recebeu o prêmio SERJúnior pelo trabalho desenvolvido, e aí a partir daí vários certificados e outros prêmios. Ela atua atendendo tanto o público interno da UFS quanto empresas que querem cuidar da questão ocupacional”, destacou.


Carlos Henrique, de azul, ao lado da bandeira da Edificarse (Foto: SERJúnior/divulgação)
Carlos Henrique, de azul, ao lado da bandeira da Edificarse (Foto: SERJúnior/divulgação)

Para o estudante de Engenharia Civil da UFS, membro da empresa júnior Edificarse e representante da SERJúnior, Carlos Henrique Teles dos Santos, a vivência empresarial é uma grande oportunidade na formação acadêmica.

“Na Edificarse, temos o setor administrativo financeiro, comercial e marketing, setor de projetos, setor de presidência, setor de gente de gestão e gerência de inovação. Então, a gente precisa desenvolver as funções de cada setor. E, por tabela, a gente se desenvolve procurando informações sobre os setores de cada um, fazendo benchmarking com empresas de outros estados”, explicou.

Carlos Henrique também abordou o papel da SERJúnior no desenvolvimento das empresas. “A gente propicia um ambiente que a empresa júnior consiga se desenvolver tendo um cronograma anual de eventos que é pensado para cada etapa do ano. Também conseguimos nos conectar com empresas já consolidadas para garantir um espaço para o pessoal que está indo para o mercado de trabalho”.

As premiações são anuais, concedidas após um edital com metas que cada participante deve atingir.

“Desenvolvemos a premiação para que as empresas possam conquistar maior maturidade, maior taxa de colaboratividade entre outras empresas júnior. Lançamos um edital para que as empresas batam alguns indicadores para subir ao palco tendo seu reconhecimento”, explicou Carlos Henrique Teles dos Santos.


(Foto: SERJúnior/divulgação)
(Foto: SERJúnior/divulgação)

Todas as empresas juniores premiadas foram da UFS. Confira:

  • EJ Revelação – Economik
  • EJ Colaborativa – Edificarse
  • EJ Crescimento – Quimtec JR
  • EJ Constância – Produp
  • EJ Superação – EngFood JR
  • EJ Arretada – Softeam
  • Maior Faturamento – Edificarse
  • Vivência Empresarial – EJAUFS
  • EJ Inspiração – Softeam
  • EJ Destaque – Produp

Ascom UFS


Atualizado em: Qui, 18 de dezembro de 2025, 13:46
Notícias UFS