Qui, 07 de maio de 2026, 12:34

Injeção na economia local: UFS passa a contratar microempreendedores para obras e manutenção
Plataforma "Contrata+ Brasil" facilita contratos públicos para MEIs. Veja como participar.
Foto: Beatriz Fernandes
Foto: Beatriz Fernandes

A Universidade Federal de Sergipe (UFS), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (SEBRAE/SE), passa a integrar a plataforma Contrata + Brasil. A iniciativa do Governo Federal tem o objetivo de conectar repartições públicas federais, municipais e estaduais a Microempreendedores Individuais (MEIs) e pequenas empresas.

Desenvolvido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), a plataforma permite que as entidades contratem MEIs diretamente, de forma flexível e moderna. O pró-reitor de Administração da UFS, Erickson de Alcântara, explica que, para a universidade, a ideia da plataforma consiste em acelerar e otimizar serviços estruturais, dialogando diretamente com os prestadores de serviço.

“Do ponto de vista de infraestrutura, através do Contrata +, inclusive com serviços que hoje não temos contratos específicos, agora podemos migrar e fazê-los a partir dessa plataforma. É uma nova perspectiva de conseguir cumprir com algumas atividades que historicamente temos muita dificuldade de atender. Então a gente vislumbra que esses mais de 100 serviços que estarão disponíveis a partir de junho, possam auxiliar no atendimento às demandas de reparo e de manutenção na universidade”, detalhou o pró-reitor.

Mesmo em fase inicial e com número limitado de serviços, a iniciativa ainda estabelece uma expectativa de agilidade nas demandas da instituição. Para o Superintendente de Infraestrutura da UFS (INFRA/UFS), professor José Anderson Valença, a principal vantagem está na possibilidade de concentrar em um único contrato a execução de serviços e os materiais necessários, a fim de agilizar significativamente os atendimentos.

“Temos feito algumas tentativas de incluir as pessoas para poder prestar o serviço, mas temos uma limitação porque é uma plataforma em que os serviços já estão lá pré-definidos. Estamos na expectativa que isso aumente substancialmente ao longo dos anos, porque ajudaria a desafogar os chamados que temos de pedidos de reparo e instalações. Muitas vezes, a demora está ligada à compra de materiais ou ferramentas. Com os MEIs, isso já vem incluído no pacote”, ressaltou o professor.

Para além da praticidade e agilidade no cuidado e manutenção do campus, a integração com a plataforma posiciona a UFS como um agente ativo no desenvolvimento econômico e social do estado. Devido a demanda de bens e serviços, a universidade direciona parte de suas contratações para profissionais e pequenos negócios locais, promovendo a geração de renda e emprego.

Para a Coordenação de Recursos Materiais (COMAT), a utilização da Contrata + Brasil por parte da universidade é de caráter estratégico e social. “A adoção da plataforma pela UFS contribui diretamente para a inclusão produtiva e o fortalecimento do empreendedorismo local, ao possibilitar que MEIs participem de contratações públicas de forma mais simples e acessível. Isso reduz barreiras burocráticas que tradicionalmente dificultam a participação desses pequenos fornecedores”, explicou a coordenadora de Recursos Materiais, Maria Conceição Farias.

Parceria com o Sebrae:

Outro ponto central da iniciativa é a parceria com o Sebrae, um agente facilitador da adesão de MEIs e empresas locais à plataforma. Com a conexão direta a microempreendedores, o Sebrae atua na divulgação e orientação técnica para entrada e formalização na plataforma. Para a universidade, a parceria tem objetivo de ampliar a oferta de prestadores de serviço disponíveis e contribuir para dinamizar a economia no entorno dos campi, criando um ciclo positivo de desenvolvimento.

“O Sebrae, como contato direto com os microempreendedores, têm essa capacidade de recrutar mais meios, de incentivar a situação e oferecer uma oportunidade concreta, que são os serviços que a universidade pode disponibilizar. Profissionais que já atuam em contratos com a prefeitura de São Cristóvão, por exemplo, podem ainda não ter conhecimento de que a UFS também pode contratá-los, o que reforça a importância da divulgação e da atuação do Sebrae nesse processo”, reforçou o Superintendente de Infraestrutura.

Encontre oportunidades de trabalho com a UFS:

Microempreendedores individuais e pequenas empresas prestadoras de serviços como pintura, elétrica, pedreiro, jardineiro, vidraceiro, gesseiro ou reformas, que estão interessadas em trabalhar diretamente com a UFS, podem aderir à plataforma Contrata + Brasil pelos seguintes passos:

  • Acesse com sua conta gov.br

  • Informe seus dados pessoais e serviços ofertados

  • Acesse as oportunidades

  • Envie sua proposta

  • Acompanhe o resultado

  • Fique atento: Sempre que uma nova oportunidade na região surgir para os serviços oferecidos, um alerta no WhatsApp será enviado.

Para mais informações: acesse a cartilha de serviços

Ascom UFS


Atualizado em: Sex, 08 de maio de 2026, 10:14
Notícias UFS