Seg, 27 de novembro de 2017, 10:09

Professoras de Turismo destacam a importância de pensar a cidade como espaço dos moradores
Evento discutiu a perspectiva das cidades inteligentes como ferramenta de planejamento urbano
Segundo Cristiane Alcântara,  a cidade deve ser pensada, principalmente, para atender aos interesses do cidadão. (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)
Segundo Cristiane Alcântara, a cidade deve ser pensada, principalmente, para atender aos interesses do cidadão. (fotos: Dayanne Carvalho/bolsista Ascom-UFS)

Estudantes de Turismo e interessados na área discutiram, na tarde da última quinta-feira, 23, a perspectiva de cidades inteligentes que, para além das atividades turísticas, priorizam a cidade como espaço dos moradores através de um planejamento urbano. O evento fez parte da programação da 4ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac).

Organizado pelas professoras Cristiante Alcântara e Jennifer Caroline Soares, do Departamento de Turismo (Dtur), o evento “Destinos Turísticos Inteligentes: uma nova ferramenta para o planejamento e gestão de destinos” ressaltou a importância de pensar as cidades para além das questões turísticas, mas principalmente de uma forma em que haja distribuição igualitária dos recursos entre os cidadãos.


As organizadoras do evento Cristiane Alcântara e Jennifer Caroline, do Departamento de Turismo.
As organizadoras do evento Cristiane Alcântara e Jennifer Caroline, do Departamento de Turismo.

Segundo a professora Jennifer, a perspectiva da smart city (cidade inteligente) é ampla e envolve um projeto integral de cidade. “Ela surge de uma maneira totalmente independente da atividade turística, uma ferramenta de planejamento e desenvolvimento urbano. A cidade tem que ser boa para o residente para que, até como destino turístico ela seja, a longo prazo, competitiva nas mudanças de valores da sociedade”, explica.

Cidade igualitária

De acordo com Cristiane, a cidade deve ser pensada, principalmente, para atender aos interesses do cidadão, considerando que ela é um direito assegurado a todos.

“Infelizmente, muitas práticas que são desenvolvidas dentro das próprias cidades a partir de políticas públicas ou através das ações da iniciativa privada não são desenvolvidas para atender a todos de forma igualitária. O que a gente percebe é que muitas cidades turísticas têm desenvolvido planos e ações que buscam atender a partes específicas da cidade em detrimento de outras, que também deveriam ter acesso a esses recursos”, destaca.


Evento integrou a programação da 4ª Semana Acadêmica.
Evento integrou a programação da 4ª Semana Acadêmica.

Trazendo essa perspectiva para uma realidade mais próxima, como Aracaju, Cristiane acredita que a cidade ainda não se configura como um destino consolidado. Ela acredita que trazer essa discussão, pensando em países ou cidades com destinos firmados, é importante para “pensar uma Aracaju turística que não exclua ou que não pense somente em desenvolver uma parte específica para atender os interesses e a finalidade turística”.

Para Wyllian Sartori, graduando em Química, falta pensar “políticas públicas em prol do turismo, que é o principal meio político de trazer recursos de outros lugares e gerar investimento para a população que vive aqui”.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 27 de novembro de 2017, 10:44
Notícias UFS