Sex, 16 de agosto de 2019, 11:35

Corpo de Bombeiros realiza curso de Brigada de Incêndio na UFS
Aulas são destinadas a servidores da universidade
Curso possui duas turmas com duração de 08 horas cada uma. (fotos: Diego DiSouza/Ascom UFS)

O Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE) está realizando hoje, 16, no auditório do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), campus de São Cristóvão, o curso de Brigada de Incêndio em nível intermediário (CBI/2019).

O objetivo é capacitar servidores da universidade para que eles possam atuar na prevenção e no combate ao princípio de incêndio, abandono de área e primeiros socorros.

Segundo o chefe da Divisão de Segurança do Trabalho da UFS (Diset), Marcos André Santos, é necessário que a instituição esteja preparada e avance na questão de proteção dos terceirizados, servidores, alunos e de todos que transitam pelo campus.

Para Marcos André, da Diset/UFS, é necessário que a UFS esteja preparada e avance na questão de proteção à comunidade.

“Esse é um momento ímpar para a universidade porque nunca houve nada oficialmente construído no sentido de ter um grupo de colaboradores voltado para atuar em casos de sinistros e pânicos”, diz.

O curso, que foi montado e planejado pelo Corpo de Bombeiros a partir de informações fornecidas pela UFS, possui duas turmas, com duração de 08 horas cada uma. A turma I, do campus de São Cristóvão, está recebendo a
formação hoje, já a II terá treinamento dia 23, no campus de Itabaiana, quando estarão presentes os representantes dos demais campi.

"Estamos prevenindo novos acidentes e incêndios", diz o subtenente do Corpo de Bombeiros Ednelson Rosa Nunes.

Para o subtenente Ednelson Rosa Nunes, da Diretoria de Ensino Pesquisa e Instrução (Depi), o treinamento é muito importante na prevenção de acidentes. “Trabalhando nessa área, estamos prevenindo novos acidentes e incêndios, por isso, quanto mais brigadistas formados, mais ficamos contentes”.

Ainda de acordo com o subtenente, os alunos irão aprender coisas relacionadas ao combate a incêndio, simuladores, instalações, hemorragias, fraturas, retirada de vítimas do local dos sinistros etc. Agora à tarde o curso vai incluir também atividades práticas.

Simulação de incêndio

Em novembro passado, o Corpo de Bombeiros realizou na Reitoria da UFS um simulado operacional de incêndio. O evento visou atender ao plano de emergência da universidade e também dar início às ações preventivas, testando e avaliando os procedimentos de atendimentos e equipamentos disponíveis para identificar possíveis melhorias operacionais. Leia mais aqui.

Atualizado em: Sex, 16 de agosto de 2019, 12:19