Qui, 10 de junho de 2021, 19:17

Departamento de Física oferta curso de capacitação para professores do ensino médio da rede estadual
Pré-inscrições estão abertas até 18 de junho

O Departamento de Física da UFS vai ofertar de 26 de junho a 8 de outubro o curso gratuito “Metodologias ativas no ensino das ciências da natureza e suas tecnologias” por meio da plataforma de capacitação da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc). As pré-inscrições estão abertas até 18 de junho através deste link.

Os professores da rede estadual compreendem o público-alvo. Serão apresentadas metodologias baseadas no processo investigativo, na aprendizagem colaborativa, na abordagem Steam, na gamificação e no uso das tecnologias da informação e comunicação, especificamente a plataforma Arduino e os ambientes virtuais de experimentação.

“A proposta do curso é promover vivências nas quais os professores possam ter experiências reais de uso das metodologias, auxiliar na formação de professores para que eles se sintam mais preparados para incorporar nas suas práticas de sala de aula metodologias e estratégias inovadoras, que estimulem a participação ativa dos estudantes em sala de aula, e contribuir para o aumento do interesse, motivação e engajamento dos estudantes em temas associados às Ciências da Natureza”, diz o projeto.

O evento surgiu por estímulo da abertura do Edital Fapitec/Seduc 02/2020. O grupo envolvido no projeto é composto por oito docentes vinculados ao Departamento de Física dos campi de São Cristóvão e Itabaiana e ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Ensino de Física. Fazem parte ainda cinco professores de ensino médio mestres egressos desse programa e dois estudantes do mesmo mestrado. A coordenadora do projeto é a professora Ana Maia.

comunica@academico.ufs.br