Qua, 10 de novembro de 2021, 13:00

UFS e Prefeitura de Aracaju avançam em cooperação para desenvolvimento de Núcleo de Inovação
Gestores da universidade foram recebidos pelo prefeito e secretários ontem, 09/11

Na tarde da última terça-feira, 09, gestores da Universidade Federal de Sergipe (UFS) estiveram reunidos com o prefeito Edvaldo Nogueira e diversos secretários de Aracaju. O ponto central do encontro foi dar continuidade às tratativas para formar uma cooperação técnica entre a universidade e o município.

Fotos: Adilson Andrade/ComunicaUFS

A expectativa é que seja criado um Núcleo de Inovação com foco no desenvolvimento da cidade, pensando e propondo projetos com resolução de curto, médio e longo prazo.

As conversas foram iniciadas em setembro deste ano, quando o reitor Valter Santana recebeu na Reitoria o prefeito de Aracaju. Agora, mais uma reunião de alinhamento foi realizada, dessa vez com mais representantes da UFS e da prefeitura.

“Tenho muito orgulho da equipe que trabalha comigo e minha função é dar condições para que vocês executem o trabalho que já fazem muito bem. Quero que a Prefeitura de Aracaju tenha relações com os nossos professores e servidores para que a gente possa saber dos interesses, promovendo inter-relações e fazendo dar certo”, afirma o reitor.

mg 6207 reuniao prefeitura 1500x1000

O objetivo é que a cooperação possa englobar diversas áreas a fim de que a UFS possa propor soluções para problemáticas da cidade. Foram abordados temas como Plano Diretor, coleta seletiva de lixo, educação, mobilidade urbana, entre outros.

De acordo com Edvaldo, a ideia de firmar um convênio com a UFS surgiu de uma necessidade própria do município de Aracaju, observando a evolução da cidade. Para o prefeito, são desafios que precisam da colaboração da universidade para que a ação da prefeitura seja mais eficaz e eficiente.

“A cidade vai tendo problemas que nós precisamos resolver e a própria administração precisa de colaboração para a resolução desses problemas. Ninguém melhor que a universidade com o trabalho dos cientistas e professores, que vão encontrando soluções inovadoras. Foi esse diagnóstico que me levou a buscar na UFS essa parceria para que a gente possa avançar ainda mais na melhoria da qualidade de vida de Aracaju”, ressalta Edvaldo.

Encaminhamento

Na reunião, ficou acordada a formação de uma comissão com representantes da gestão municipal para levantar as demandas da administração. O grupo terá 15 dias para apresentar o diagnóstico e passar para a equipe da universidade.

mg 6220 reuniao prefeitura 1500x1000

“São várias coisas que nós vamos trabalhar em conjunto e precisamos nos conhecer melhor. Saber o que cada lado tem capacidade de fazer e esse é o espaço que estamos abrindo aqui. A universidade está à disposição para colaborar, mas precisamos entender quais são os problemas”, afirma o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa, Lucindo Quintans.

Grupos de trabalho menores serão formados, sempre com comunicação entre os dois lados, para dar seguimento aos trabalhos. Ainda de acordo com o reitor da UFS, o trabalho também será uma oportunidade para os alunos colocarem em prática os aprendizados teóricos.

“Os alunos terão uma experiência riquíssima ao auxiliar o poder municipal a enfrentar os grandes desafios. Nesse processo, eles vão aprender a desenvolver suas habilidades e competências de cada uma de suas profissões. É com a prática de uma realidade que vai transformar a vida dos aracajuanos que os nossos alunos vão aprender efetivamente”, explica Valter.

Presenças

Também estiveram presentes na reunião o coordenador de Inovação e Transferência de Tecnologia da UFS, Antonio Martins, e a professora de Agroindústria da UFS, Lilia Barretto.

A prefeitura foi representada pelos secretários da Fazenda, Jeferson Passos, de Meio Ambiente, Alan Lemos, de Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, de Comunicação Social, Carlos Cauê, de Governo, Evandro Galdino, e de Planejamento, Orçamento e Gestão, Augusto Fábio Oliveira. Além deles, os presidentes das empresas municipais de Obras e Urbanização (Emurb), Sérgio Ferrari, e de Serviços Urbanos (Emsurb), Luiz Roberto Dantas, e o superintendente da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), Renato Teles.

Letícia Nery - Ascom UFS

Atualizado em: Qui, 11 de novembro de 2021, 17:46