Importante espaço de criação, produção e disseminação de conhecimento, a universidade pública se constitui por três pilares interdisciplinares e indissociáveis: o ensino, a pesquisa e a extensão. São eles que, juntos, formam o princípio da autonomia universitária didático-científica, administrativa, de gestão financeira e patrimonial, respaldada pelo artigo nº 207 da Constituição Federal de 1988.
A extensão universitária é o processo de comunicação que se estabelece entre a educação, a cultura e a ciência, intervindo nos processos sociais e tornando a produção acadêmica acessível e útil à comunidade externa. Dessa forma, ela tem como objetivo a produção de conhecimento e a interlocução das atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa através de processos ativos de formação.
Assim, para que esses projetos sejam divulgados em conjunto no âmbito nacional, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) – em parceria com a Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN) – coordena a produção do “Alô, comunidade!”, um programa do Canal Futura, exibido também na Globoplay.

Lançada no último dia 4, a primeira edição do programa reunirá projetos de extensão de nove instituições públicas de ensino superior, sendo exibidos todos os domingos, às 16h30.
Para a diretora de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual da UFS, Maíra Bittencourt, que está na coordenação institucional do programa, o Alô, comunidade! surge para preencher uma lacuna de divulgações sobre as ações extensionistas das universidades brasileiras.
“Já temos vários espaços que abordam divulgação científica, contudo ainda não havia um programa específico para tratar das ações extensionistas, que são tão importantes quanto às ações de pesquisa. Na extensão, a sociedade se beneficia do conhecimento produzido nas universidades e evidenciar isso é mostrar o impacto direto na sociedade, ou seja, um trabalho para além da sala de aula e da formação de novos profissionais”, explica Maíra.
Ela conta ainda que coordenar esse projeto junto à UERN é desafiador no que tange à mobilização e articulação de uma rede muito grande. “Queremos dar espaço e voz ao maior número de universidades, pois precisamos fortalecer como um todo a educação superior”, destaca.

Nesta primeira edição, quatro projetos de extensão da UFS serão exibidos:
- “Ler para ser”: projeto promove leitura crítica a membros da Orquestra Jovem de Sergipe: https://www.ufs.br/conteudo/69779
- “Tchibum!”: Fisioterapia aquática ajuda na reabilitação de PCD: https://www.ufs.br/conteudo/69736
- “Física Show”: a ciência de forma lúdica: https://www.ufs.br/conteudo/70278
- “Mais viver”: exercícios físicos para mulheres idosas: https://www.ufs.br/conteudo/70094
A pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, ressalta a importância da participação da universidade não só pela divulgação dos trabalhos da Proex, mas sobretudo pela observação e aplicabilidade dos projetos das instituições públicas frente à sociedade.
“Essa reunião de projetos de extensão que se fortalece com o Alô, Comunidade! é muito produtiva para a sociedade e para as universidades parceiras, uma vez que é possível entender as diferentes realidades no nosso país e pensar nos projetos dos colegas como ferramentas contributivas para outras instituições. Dessa forma, a comunidade fica cada vez mais próxima ao que é produzido nas universidades”, diz Sueli.
Na UFS, a produção do Alô, comunidade! conta com curadoria e roteiro da jornalista Jéssica Vieira e coordenação de imagens da TV UFS.
Jéssica Vieira - Ascom UFS
comunica@academico.ufs.br