
Duas docentes do campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS) foram contempladas no edital Nº 9/2025 da Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec), voltado à interiorização da Ciência. A docente Patrícia Tofani, do Programa de Pós-Graduação Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE/UFS) e do Departamento de Fisioterapia (DFTL/UFS), foi aprovada em primeiro lugar no edital, com o projeto 'Envelhecimento, Cognição e Sarcopenia: Estudo Longitudinal dos Fatores de Risco e Proteção para demência, mortalidade e quedas em pessoas idosas'. A chefe do Departamento de Nutrição (DNUTL/UFS), professora Jamille Costa, também foi contemplada, em sexto lugar, com o projeto 'Sistema Alimentar Sustentável: uma abordagem no âmbito do Pnae', voltado para o monitoramento da política pública de alimentação escolar em Lagarto.
A professora Patrícia Tofani acredita que a aprovação é uma soma de sua trajetória acadêmica enquanto docente, alinhada com sua inserção no PROFSAÚDE, mestrado em rede coordenado nacionalmente pela Fiocruz.
Trezentas pessoas idosas, saudáveis ou apresentando questões físicas ou de memória vão ser acompanhados pela professora Patrícia e os discentes. “A ideia é, a partir de agosto, já partir para a etapa de coleta de dados e testes clínicos. É um projeto multiprofissional que abrange também Farmácia, Medicina, Nutrição e Terapia Ocupacional. É um projeto que se alinha à Década do Envelhecimento Saudável, promovida pela Organização Mundial de Saúde, ao reforçar a importância de identificar precocemente alterações cognitivas e musculares em pessoas idosas, contribuindo para a prevenção de perdas funcionais e para a promoção da autonomia e da qualidade de vida”, explica.
Em Sergipe, o PROFSAÚDE iniciou as atividades em 2024, sob coordenação do professor Allan Dantas, do Departamento de Enfermagem (DENL/UFS). “Ter uma professora com um projeto de pesquisa aprovado por uma agência de fomento ajuda a consolidar e fortalecer o programa. É uma iniciativa que vai contribuir muito, tanto do ponto de vista das evidências científicas quanto da contribuição com a saúde da população idosa, assunto que é abordado dentro de uma das linhas de pesquisa do PROFSAÚDE “, avalia.

O sexto lugar da lista também ficou com o campus de Lagarto, com a chefe do DNUTL, a docente Jamille Costa. O projeto vai avaliar o Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), com agentes implementadores no município de Lagarto (Secretaria de Educação, Nutricionista, agricultores e Conselho de Nutrição Escolar).
A professora Jamille acredita que, além da contribuição para a sociedade, o projeto vai trazer contribuições expressivas para a formação dos discentes. “Engloba várias áreas da profissão, com conhecimentos sobre gestão, cardápio, segurança alimentar e nutricional", explica.
A docente diz ter ficado muito satisfeita com a aprovação do projeto pela agência de fomento. “Entrei há poucos meses na UFS e fico muito feliz em ter sido selecionada. Acredito que seja uma forma de contribuir com a Ciência e também com Lagarto, ao estudar uma política pública tão relevante como o Pnae”, avalia. Em Lagarto, o projeto abrange cerca de 5 mil alunos atendidos pelo Pnae municipal.
Mais cinco projetos da UFS foram contemplados: ”Caracterização físico-química, microbiológica e processamento do leite de cabra e seus derivados no território do Alto Sertão: padronização, estratégias de inserção e potencial econômico para o estado de Sergipe”, da docente Glenda Marinho (Sertão); “Efeito Neuroprotetor e Anti-Inflamatório do Extrato De Cannabis Sativa, Mediados por Vias Autofágicas em um Modelo de Parkinsonismo Induzido por Reserpina”, do docente Auderlan Gois (Itabaiana); “Co-produção de Soluções Baseadas na Natureza (SBN) para os polinizadores via ciência cidadã na educação: cenários ganha-ganha para a polinização e a comunidade no semiárido sergipano”, da docente Fabiana Oliveira (Sertão); Silagem de Dieta Total à Base de Biomassa de Batata Doce na Alimentação de Ovinos em Terminação”, da docente Juliana Freitas (Sertão); e “Flores, Dias e Noites: Revelando o Papel de Polinizadores Diurnos e Noturnos na Provisão da Polinização Agrícola e Outros Serviços Ecossistêmicos na Caatinga Sergipana”, do docente Arthur Melo (Itabaiana).
Ana Laura Farias
Ascom UFS - Campus de Lagarto