Qui, 07 de março de 2024, 15:03

Discurso Adriano Antunes - Título Doutor Honoris Causa a Véio
Adriano Antunes é diretor do Centro de Ciências Exatas e da Saúde da Universidade Federal de Sergipe

Como começar um discurso em homenagem ao Véio? Talvez seja a representação do próprio lamento sertanejo de Gilberto Gil, ele é de lá, lá do Sertão, lá do cerrado, é do interior do mato, da caatinga do roçado, ele quase não sai, homem de poucos amigos, é como uma rês desgarrada. O nome de batismo foi uma homenagem dos seus pais ao padroeiro das florestas, o cearense Padre Cícero. Quando criança passava as tardes ouvindo histórias do folclore contadas pelos mais velhos, a contragosto de seus pais. Foi a fascinação pela sabedoria e pelos seus relatos que rendeu ao artista, aos cinco anos, o apelido de Véio. As narrativas do folclore, dos assombrados, da Caipora, do Lobisomem o encantavam. Desta forma, aos 7 anos ele já era velho. Nascido no município de Nossa Senhora da Glória em 12 de maio de 1947, essa herança dos tempos de criança fez Cícero colher informações que alicerçaram seu temperamento e sua obra. Dos seis irmãos, foi o único que enveredou pelos caminhos da arte. Seu pai agricultor criava abelhas, e Véio, encarregado de ajudá-lo se distraia fazendo bonecos com a cera das abelhas. Sua principal diversão era retratar as meninas magrelas filhas dos vizinhos. Seus pais não aceitavam que brincasse de boneca, que era como eles viam a arte de Cícero, na época. Por isso, escondia as obras em um baú, o que para ele foi um trauma. Nas mãos dele a massa de modelar sertaneja tomava forma de gente e animais. Já na transição entre a infância e a adolescência, quando começou a descobrir a madeira, o que mais o Véio ouviu foi: “Rapaz, arruma um emprego, isso é coisa de preguiçoso”, e ele dizia: “Vocês nunca vão pagar uma dívida minha”; e como diz o Véio, isso ele “carregou no capricho”, o que conquistou foi suado. As obras desse tempo foram jogadas no mato ou queimadas, por serem consideradas serviço de desocupado.

Mas o Véio, um sertanejo, antes de tudo um forte, não desistia. Integrado à natureza passava dias vendo o joão de barro construir seu ninho e o pica-pau esculpindo a madeira. Ainda muito jovem ajudou muitas pessoas, mas só as humildes e as desprovidas de recursos, a pagar promessas ao Padre Cícero com suas peças. Dizia que se não fosse artista seria um palhaço para ver todo mundo sorrir, e assim continuou sua arte e a divulgá-la, numa trajetória muito difícil e solitária, ainda na escola e indo para exposições até de caminhão, seja em Recife, Salvador, São Paulo ou Rio de Janeiro, representando Sergipe.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Hoje, Véio é um dos nomes mais consagrados da arte brasileira e internacional, tendo participado de importantes exposições no Brasil e no mundo. Suas obras fazem parte do acervo de muitas galerias, museus e coleções particulares. Considerado por alguns como um artista popular, por outros como contemporâneo, um artista moderno ou conceitual, a verdade é que o Véio é hoje um artista inclassificável pelo seu grau de inovação. No mundo da arte considera-se que as obras do Véio só serão entendidas daqui a 100 anos. A genialidade do Véio apresentou ao mundo formas visualmente inusitadas, a contenção do gesto e cores impactantes, que fazem da sua obra um questionamento sobre a sua própria noção dentro do espaço da arte. Suas esculturas deitadas pedem socorro, em pé querem abraçar. Tradição, dramas humanos, retrato do povo nordestino, imaginário que nos confunde, cenas do cotidiano, provérbios, crenças, estórias sagradas, o mundo profano, a política, a relação com o ser humano, a natureza e seu universo, fazem do Véio um artista genuíno, único. Véio é a infinita plasticidade dos objetos coincidente com a infinita plasticidade de seus olhos e mãos, como diria os estudiosos da sua obra. Estrela da arte contemporânea internacional foi reverenciado juntamente com as obras de design de Oscar Niemeyer em Milão. Consagrado pela crítica, foi dito “Veio é intuitivo e joga luz para as sutilezas das cores primárias e vivas que valorizam as formas orgânicas. Niemeyer é erudito e aparece como um representante diametralmente oposto: é formalista, controlador e, entre as peças de design escolhidas, predomina a ausência de cor. “Ambos são puristas. Veio é mais quente e Niemeyer é mais frio”.

Véio sabe como ninguém interpretar a realidade do seu povo. Palhaços, penitentes, cães do meu inferno, seja em grandes dimensões ou miniaturas, essas obras fazem do Véio a representação máxima do sertão brasileiro um reflexo do seu espírito gráfico e multicolorido. Cada peça é uma história e desta forma Véio torna-se uma fábrica criativa maravilhosa.

Suas obras hoje estão na Pinacoteca do Estado de São Paulo, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Museu de Arte do Rio, no Museu da Gente Sergipana, no Memorial de Sergipe, entre tantos outros. Participou de exposições nacionais e internacionais a exemplo do Instituto Tomie Ohtake, na casa dos contos, da Bienal de Veneza, na Itália, onde exibiu mais de 100 de suas criações na Abadia de São Gregório, na Fundação Cartier, em Paris, na série de eventos mundiais promovidas pela Becoming Marni, na Art Basel Miami, entre tantas outras que o fez receber o Prêmio Itaú cultural 30 anos com uma exposição com mais de 270 peças no mais importante espaço de São Paulo.

Insatisfeito, Véio criou entre Glória e Feira Nova o Museu do Sertão, reunindo um acervo de mais de 10 mil peças que contam os modos de vida e produção do sertanejo, preservando a cultura popular da região. Da alcunha que carrega desde cedo, Véio diz sentir a obrigação de preservar a memória dos antigos e do povo sergipano. Vivendo de maneira simples, considera cada peça esculpida na madeira como “um filho”, tanto que não gosta de vender suas obras e quando o fez ou faz é para captar recursos para a sua sobrevivência e da sua família e dar andamento ao projeto do museu. Teve um trabalho enorme para procurar cada antiguidade a fim de preservar a história das comunidades primitivas em homenagem a elas. Sempre curioso em saber como foi que começou; quem; por que chegaram; e quais foram as razões de se estabelecerem no sertão que ainda hoje não tem água. E foi em busca dessas informações que Véio se fez nas ruas jegue morto, gato preto, galo assanhado, rua de cima, beco da companhia e rua nova nos tempos antigos de Glória. Certa vez quando entrevistado na Bienal de Veneza foi perguntado: “O senhor achou Veneza uma cidade linda?”, e o Véio respondeu: “Lindo é o Sertão!”.

Veio é um artista que traz em sua arte a realidade crua do sertão e do sertanejo. Como ser humano é pessoa simples, de alma grande como sua obra. Cidadão crítico do que o cerca, às vezes ácido e amargo, é um defensor da memória do povo sertanejo, coisa que não abre mão. Ao mesmo tempo que é arraigado ao seu lugar, também é um cosmopolita.

Em um momento em que o mercado “fala mais alto”, encontrar um artista tão apegado ao que produz é, no mínimo, surpreendente. Mas Véio sempre foi conhecido por essa característica, viver com menos e mais feliz. Para ele, cada obra tem um tempo de vida e de morte. Expostas muitas vezes ao relento, vão cumprindo sua sina e quando chega a hora, morrem, se reintegrando à natureza. Tal valor, não “precificável”, estabelece uma relação tensa com o mercado, ávido por atender a demanda, que encontra em Véio outros princípios para além da lógica capitalista, fundamentados em sua luta pela dignificação do sertanejo e de sua rotina contemplativa o que trouxe a sua obra uma qualidade indiscutível. Uma coisa é certa, uma pessoa que não valoriza a arte nunca terá uma obra vinda das mãos do Véio.

Não acredito em coincidências, acho que Véio é um escolhido. Escolhido como o Bispo do Rosário, que também nascido em terras sergipanas, dizia ter sido convocado por anjos emissários, em conta de sete e de aura azulada, e que falaram para ele empunhando espadas: “Foi tu o escolhido Bispo do Rosário! Terás que fazer o teu inventário e reconstruir o universo sem par, para diante de Deus tu te apresentares vestido em teu manto vermelho-centelha”. Como diria os versos de Antônio Nóbrega, é nessa hora que o verdadeiro artista se agarra a sua missão que parece loucura e vai lutar contra todos, virando um Dom Quixote. Privilégio sem fim para Sergipe ter também nascido aqui o menino eternamente Véio. Escolhido para ser um colecionador de si e da memória do povo nordestino através das mais de 17.000 obras já criadas.

Véio é um ser político e uma memória viva, sua relação com a Universidade Federal de Sergipe não é de hoje, tendo em vista que um dos maiores estudiosos da obra do artista foi o Professor do Departamento de Ciências Sociais e antropólogo da UFS, Fernando Lins de Carvalho, falecido em 2018. Segundo o professor, as obras do Véio mostram e criticam o lado religioso, político e social da humanidade, onde podemos encontrar sinais que talvez o próprio artista não perceba. É o caso das peças maiores que formam uma espécie de proteção em torno da nação, como se ele quisesse defender do mundo externo, um símbolo, uma resistência. As suas obras falam por si, é a voz de quem não tem voz. Em 2002, o Véio fez uma exposição no Museu de Arqueologia de Xingó-MAX, um resgate cultural, desenvolvido pelo Prof. Fernando Lins, que o considerava o artista do movimento das ideias, pelo resgate social e histórico dos saberes e fazeres populares. Quem conhece as obras do Véio ingressa em um mundo novo, e foi nesse contexto que, em 2020, a UFS concedeu ao Véio o Grau de Mérito Universitário especial na categoria Mestre em Artes e Cultura Popular.

Por tudo isso, gostaria de parabenizar a todos que fazem o Campus do Sertão da UFS, e de forma muito especial, mas muito especial mesmo, ao Diretor do Campus Prof. Maycon Reis e ao Vice-diretor Prof. Edvaldo dos Santos Júnior, por proporem de coração e abraçarem a causa de oferecer o primeiro título de Doutor Honoris causa do Campus do Sertão a um filho da terra, um filho da Boca da Mata, um filho de Nossa Senhora da Glória, assim como ao relator do processo no Conselho Superior Prof. Luciano Fraga e a todos que fazem o Consu e Conepe, pela sua aprovação de forma unânime. Igualmente parabenizamos a gestão da UFS através dos professores Valter Joviniano e Rosalvo Ferreira, pelo fortalecimento das ações que tornam a UFS cada vez mais plural e o principal agente de transformação social do nosso Estado. Agradeço por permitirem representá-los de forma tão honrosa nesse ato. Importante destacar que a Universidade Federal de Sergipe concede o título de Doutor Honoris causa, que do latim significa por causa da honra, como homenagem máxima conferida pelo Conselho Universitário a personalidades que se distinguiram, seja pelo saber, seja pela atuação em prol da Filosofia, das Ciências, da Técnica, das Artes e das Letras, seja pelo melhor entendimento entre os povos ou em defesa dos direitos humanos. Sei pelos seus relatos Véio, que desde os 7 anos você foi atraído pelo desejo incontrolável que o fez abandonar os bancos escolares e sofrer as pressões naturais da família que queria vê-lo um doutor. Véio, sei que seus pais não estão mais aqui fisicamente para ver, mas suas filhas tão amadas por você, Júlia e Katiucia, assim como seus familiares estão. Filhas essas que também ainda crianças sofreram na escola por não terem um pai advogado, médico ou professor, mas um artista. Hoje tenho certeza que estão orgulhosas, por verem seu pai se juntar a nomes como Chico Buarque, Ariano Suassuna, Milton Nascimento, Maria Thetis Nunes, Marilena Chauí, Ayres Britto, Marcelo Déda, Luiz Inácio Lula da Silva, Martinho da Vila, Severo D’Acelino para ser reconhecido pela Universidade Federal de Sergipe como Doutor. Essa homenagem não é somente justa, ela é necessária, pois há um sólido sentimento de admiração e respeito diante da grandeza dos valores artístico-sociais da tua obra, Véio. É a grandeza dessa obra que te qualifica perante a sociedade e justifica esta homenagem. Véio, nessa trajetória de estudo sobre você, descobri mais que um artista, um ser humano incrível, amável e atencioso; e para aqueles que não te conhecem de perto, diria que quem te conhece de perto sabe ainda mais seu valor. Viva o Véio! Viva a UFS! Viva os artistas sergipanos!

Adriano Antunes é diretor do Centro de Ciências Exatas e da Saúde da Universidade Federal de Sergipe


Atualizado em: Sex, 08 de março de 2024, 16:15
Notícias UFS