Sex, 15 de dezembro de 2023, 11:05

Retrospectiva: veja o que foi destaque na UFS em 2023
Universidade permanece fortalecendo ensino, pesquisa e extensão

Finalizando 2023, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) tradicionalmente reafirma a sua relevante atuação nas áreas de ensino, pesquisa e extensão. Fique por dentro dos acontecimentos de 2023 compilados pela equipe da Assessoria de Comunicação da UFS.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

O início deste ano foi marcado pela conquista do prêmio “Carolina Bori Cência & Mulher”, que homenageia cientistas brasileiras destacadas e, na categoria “Meninas na Ciência”, jovens com notório talento para uma carreira científica promissora. Foi esse reconhecimento que duas estudantes da Universidade Federal de Sergipe receberam em duas áreas distintas, na 4ª edição do prêmio. Outra iniciativa da universidade foi a transformação de canetas usadas de insulina em esferográficas, um projeto não só ambiental, que evita a incineração e a colocação dessas canetas em aterro sanitário, mas também social, já que propicia ao paciente um retorno, por meio das agulhas que são adquiridas após a venda da caneta esferográfica.


Foto: Flávia Pacheco/SES
Foto: Flávia Pacheco/SES

A UFS apresentou também um projeto de atualização do estuário do Rio Sergipe para Defesa Civil e Capitania dos Portos, resultando no Panorama de Estabilidade Geológica do Litoral Sergipano. O objetivo foi chamar a atenção dos órgãos públicos diretamente envolvidos com a temática de erosão costeira para o fato de que Sergipe entrou em um momento de fenômenos de erosão costeira de forma crônica. Ainda em janeiro, a Coordenação de Relações Internacionais da Universidade Federal de Sergipe (Cori) recepcionou a representante da Continental Corporation, empresa sediada em Hangzhou, na China, com escritórios em Hong Kong e no Brasil. Um dos resultados do encontro foi a possibilidade da realização de estágios internacionais.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

O mês foi agraciado ainda com um evento que celebrou o centenário da professora Maria Thetis Nunes. Na oportunidade, professores da UFS discutiram o papel da intelectual enquanto historiadora da Educação. A Rádio UFS FM conquistou o Prêmio TJ-SE de Jornalismo 2022 nas categorias “Radiojornalismo” e “Acadêmico”.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Em fevereiro, o Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) divulgou uma pesquisa científica realizada em parceria com a UFS sobre o contágio da varíola dos macacos (Monkeypox). O estudo foi dirigido à análise da doença entre crianças e adolescentes e publicado na última semana de janeiro na revista internacional Journal of Pedriatics and Child Health (Revista de Pediatria e Saúde de Crianças e Adolescentes.

Faltando menos de três meses para o aniversário de 55 anos da Universidade Federal de Sergipe, comemorou-se a criação da instituição mantenedora da universidade. Criada um ano antes da UFS, em 1967, a Fundação Universidade Federal de Sergipe (FUFS) é tomadora e prestadora de contas dos recursos financeiros do tesouro da União, destinados à manutenção e ao funcionamento da Universidade Federal de Sergipe.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Em março de 2023, o Conselho Universitário da UFS instituiu o Prêmio Destaque UFS Professora Maria Thetis Nunes. O documento leva em consideração que 2023 é o ano do centenário de nascimento da professora (in memoriam), que se destacou por sua contribuição à educação e cultura de Sergipe. No mesmo mês, foram celebrados os 45 anos de existência do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia e a UFS foi destaque na Premiação Melhores do Ano 2022 da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Ainda em março, o reitor da Universidade Federal de Sergipe, Valter Santana, iniciou o apoio da universidade no sentido de realizar estudos que possam comprovar os benefícios do uso da cannabis para a saúde humana. Por falar em saúde, uma tecnologia de baixo custo passou a permitir neurocirurgias menos invasivas em pacientes oncológicos. O aplicativo Neurokeypoint de neuronavegação foi desenvolvido no doutorado em Ciências da Saúde na UFS. A ferramenta aumenta a precisão da localização das lesões e, com isso, permite a realização de neurocirurgias menos invasivas.


Foto: Reprodução/Neurokeipoint
Foto: Reprodução/Neurokeipoint

Em abril, a área de pesquisa da Universidade Federal de Sergipe (UFS) comemorou a conquista de posições de destaque em dois relevantes rankings internacionais: o “AD Scientific Index 2023” e o “Research.com”. Nos últimos anos a instituição tem sido evidenciada em diversos rankings internacionais; na graduação, pós-graduação e extensão. O curso de Engenharia de Petróleo, criado há dez anos e atuando como núcleo, ganhou também em abril o status de departamento, marcando a mudança com um evento para estreitar laços com o setor produtivo. Já o Hospital Universitário de Lagarto conquistou a primeira posição entre as instituições do Poder Executivo Federal com maior transparência ativa.


Foto: Divulgação/HUL
Foto: Divulgação/HUL

No mês de maio foi o momento de iniciar as comemorações pelos 55 anos da universidade, com uma programação que se estendeu durante todo o ano. Em mais uma conquista, a UFS ficou entre as 59 universidades brasileiras mais bem ranqueadas na lista das 2 mil melhores do mundo, segundo o levantamento feito pelo Center for World University Rankings (CWUR). Na classificação, a UFS ocupou a 40ª posição nacional, sendo a 6ª melhor do Nordeste. Dando continuidade às comemorações pelos 55 anos da universidade, foram celebrados os 200 anos de nascimento de José Annunciação Pereira Leite, conhecido como Maestro Bochecha. Por conta disso, o Colégio de Aplicação da UFS (Codap) promoveu um evento, com apresentação do coro e orquestra da universidade, e lançou o projeto de extensão Bicentenário de José Annunciação Pereira Leite.


Arte: Núcleo de Design/UFS
Arte: Núcleo de Design/UFS

No mesmo mês, a Rádio UFS FM conquistou o Prêmio Setransp de Jornalismo em duas categorias, e uma cerimônia marcou a comemoração dos 45 anos do Centro de Educação e Ciências Humanas da UFS. A instituição também se destacou em quatro das cinco categorias do 11º Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica da Fapitec.


Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS
Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS

Em sessão especial alusiva aos 55 anos da Universidade Federal de Sergipe, a Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe (Alese) concedeu à instituição a Medalha da Ordem do Mérito Parlamentar e a UFS conquistou também quatro medalhas e dois troféus no Jogos Universitários Brasileiros de Praia (Jubs Praia) 2023.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Em junho, na Semana Mundial do Meio Ambiente, a UFS realizou o plantio de várias espécies arbóreas em seus diversos campi, sintetizando um conjunto de ações que envolvem a manutenção e ampliação de sua área arborizada. No mesmo mês, conquistou o posto de segunda melhor universidade do Nordeste e vigésima segunda do Brasil no Impact Rankings da Times Higher Education (THE) e a Academia Sergipana de Medicina homenageou os pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe, que integraram o ranking do AD Scientific 2023. Vinte e três pesquisadores da instituição, em diferentes áreas, apareceram entre os 10 mil cientistas considerados mais influentes e produtivos da América Latina.


Foto: Vitor Belém/Ascom UFS
Foto: Vitor Belém/Ascom UFS

Julho chega e, pela sétima vez, a Rádio UFS FM 92.1 vence o Prêmio Banco do Nordeste de Jornalismo em Desenvolvimento Regional. O anúncio aconteceu em Fortaleza-CE, no encerramento do 29° Fórum Banco do Nordeste de Desenvolvimento. Já o Hospital Universitário de Sergipe (HU-UFS) ficou entre os hospitais brasileiros que conquistaram a classificação de alta conformidade em segurança do paciente, de acordo com relatório da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), divulgado em maio de 2023 e referente a dados coletados em 2022. Falando em saúde, pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe marcaram presença em encontros científicos realizados em Paris e La Rochelle, na França, fortalecendo os laços entre pesquisadores brasileiros e franceses na área de produtos naturais.


Foto: Azael Neto
Foto: Azael Neto

Em agosto, dentro das comemorações dos 55 anos da universidade, o cantor Martinho da Vila recebeu o título de Doutor Honoris Causa da UFS e participou da 1ª Conferência Internacional Arab Latinos!, evento promovido pela Unesco. No mesmo mês, o Restaurante Universitário (Resun) do Campus São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) completou 42 anos de atividades e foi reaberto o Centro de Cultura e Arte da Universidade Federal de Sergipe (Cultart/UFS), após um longo período em reformas.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Também em agosto, 23 pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe que passaram a figurar entre os 10 mil cientistas mais influentes e produtivos da América Latina foram homenageados em sessão especial na Assembleia Legislativa do Estado de Sergipe, e o Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) comemorou 45 anos de existência.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Fechando o mês, a Rádio UFS e a TV UFS levaram os primeiros lugares do Prêmio Sebrae de Jornalismo 2023. Na categoria "Áudio", a Rádio UFS levou o primeiro lugar com a série de reportagens “Farinhada Sergipana". Em três episódios, o trabalho jornalístico mostra as potencialidades da cultura da mandioca no estado, sob as perspectivas econômica, social e ambiental. Na categoria "Vídeo", a TV UFS ganhou o primeiro lugar com a série de reportagens "Ouro Branco: leite impulsiona desenvolvimento socioeconômico no semiárido sergipano". Em três episódios, o material jornalístico destaca a força da produção leiteira no Sertão Sergipano.


Foto: Letícia Nery/Ascom UFS
Foto: Letícia Nery/Ascom UFS

Setembro chegou e o Departamento de Ecologia da UFS comemorou uma década de atividades e realizações. Nos últimos dez anos, o Departamento se destacou internacionalmente em pesquisa e educação em Ecologia. Além disso, a UFS foi classificada pelo "QS World University Rankings: América Latina e Caribe - América do Sul 2024" como uma das 40 melhores universidades públicas e privadas do Brasil, sendo a 116ª da América Latina. A avaliação considera indicadores como reputação acadêmica, reputação entre empregadores, proporção de docente por aluno, citações científicas, proporção de estudantes estrangeiros e corpo docente internacional.


Foto: Evaldo Filho/Ascom UFS
Foto: Evaldo Filho/Ascom UFS

Em um movimento de expansão, a universidade oficializou junto ao Ministério da Educação a proposta de criação de dois novos campi, sendo um em Estância e outro em Propriá. O projeto visa ampliar o acesso ao ensino superior nas regiões Sul e Baixo São Francisco do estado. Em quatro anos, a UFS ampliou de três para sete o número de cientistas entre os 2% mais influentes do mundo, segundo o ranking da Universidade de Stanford (EUA), considerado o mais prestigiado internacionalmente.


Fotos: Adilson Andrade e Pedro Ramos/Ascom UFS
Fotos: Adilson Andrade e Pedro Ramos/Ascom UFS

Em outubro, cerca de 1.500 expositores estudantes de escolas públicas e privadas do estado estiveram reunidos no Centro de Vivência da UFS. Eles expuseram projetos destinados à 13ª edição da Feira Científica de Sergipe (Cienart), que ocorre todo ano dentro da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. No mesmo mês, a universidade conseguiu trazer um ganho para a sociedade, especialmente para as mulheres. Por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Sergipe, Instituto Federal de Sergipe e Secretaria de Estado da Segurança Pública de Sergipe foi lançado o aplicativo ‘Me Deixe’, que possibilita atendimento emergencial para mulheres em situação de violência doméstica.


Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS
Foto: Schirlene Reis/Ascom UFS

Também foi anunciada a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP) e da comunicação universitária. Entre as instituições de ensino contempladas com a assinatura esteve a Universidade Federal de Sergipe, que foi beneficiada nas modalidades TV e Rádio. Como resultado de um projeto de extensão do Departamento de Física da Universidade Federal de Sergipe, estudantes de Itabaiana (SE) participaram da 45ª Jornada de Foguetes, em Barra do Piraí (RJ). O evento resultou em duas medalhas de ouro, uma de prata e o título de melhor marca de lançamento de Sergipe, alcançando o terceiro lugar nacional.


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

No Dia do Servidor Público, a universidade realizou a Volta da UFS, uma corrida que contemplou 8km, partindo do Departamento de Educação Física da universidade e dando duas voltas pelo Campus de São Cristóvão.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Chegou novembro e a TV UFS anunciou a primeira transmissão local ao vivo no canal aberto 2.1, direto do 38º Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc). A Universidade Federal de Sergipe também realizou a IX Semana Acadêmico-Cultural (Semac). O evento trouxe a temática “Emergências contemporâneas e transformação social” e uma das atividades foi o evento em comemoração aos 10 anos do Centro de Ciências Agrárias Aplicadas.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Atletas que representaram a UFS nos Jogos Parapan-Americanos 2023, ocorridos no Chile, retornaram a Sergipe com medalhas inéditas. No total, a universidade conquistou cinco medalhas, contribuindo para o ótimo desempenho da delegação brasileira, que encerrou os jogos em primeiro lugar no quadro de medalhas. A UFS também foi listada entre as 30 melhores universidades do país pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) 2023. O levantamento, realizado pela Folha de S. Paulo, considera 203 universidades do Brasil, entre públicas e privadas.


Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS
Foto: Pedro Ramos/Ascom UFS

No último mês do ano de 2023, a Universidade Federal de Sergipe foi homenageada com uma menção especial no Prêmio Capes – Elsevier, entregue em Brasília. A instituição foi lembrada devido aos indicadores de qualidade na produção científica voltada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.


Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Além disso, houve solenidade em celebração aos 45 anos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). O evento foi marcado pela entrega de homenagens a ex-diretores do centro.


Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS
Foto: Adilson Andrade/Ascom UFS

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 18 de dezembro de 2023, 12:57
Notícias UFS