Seg, 27 de dezembro de 2021, 09:30

Relembre os destaques da UFS em 2021
UFS entre as 5 melhores universidades do Brasil, pesquisas pioneiras, retomada das atividades presenciais, e mais.
 mg 5654a 44601689541 o

O ano de 2021 chega ao fim e, novamente, a Universidade Federal de Sergipe (UFS) desempenhou papel importante para a sociedade, com atuação marcante no tripé ensino-pesquisa-extensão. No combate à pandemia do novo coronavírus, o ano foi marcado pelo início da vacinação contra a covid-19 e retomada gradual e segura das atividades administrativas e acadêmicas presenciais.

A universidade recebeu diversos prêmios e foi destaque internacional com 26 pesquisadores entre os mais influentes da América Latina e cinco entre os mais influentes do mundo. E a UFS está classificada entre as cinco melhores universidades do Brasil.

O ano também marcou a posse do professor Valter Santana como reitor e do professor Rosalvo Ferreira como vice-reitor. Além disso, o investimento em infraestrutura foi destaque, principalmente no que se refere a equipamentos de proteção individual (EPI) e coletiva (EPC). Houve investimento em acessibilidade para o campus de Lagarto, novo prédio no campus de Aracaju e retomada da obra do prédio que abrigará os cursos das engenharias Agronômica e Florestal.

Veja abaixo mais detalhes e fique por dentro de outros fatos de 2021 compilados pela equipe da Assessoria de Comunicação da UFS.

Prêmios e destaques

Ao longo de 2021, a Universidade Federal de Sergipe foi classificada entre as cinco melhores universidades do Brasil e a mais bem ranqueada da região Nordeste no Times Higher Education World University Rankings 2022, emplacou 26 pesquisadores dentre os mais influentes da América Latina segundo AD Scientific Index 2021 e cinco entre os mais influentes do mundo segundo levantamento da Universidade de Stanford (EUA), e ficou em 1º lugar no XI Encontro de Gestão de Custos do Setor Público, promovido pelo Tesouro Nacional.


F7042d42 bcb5 4935 b32d c1a44cb9fb67

João Marcos Cardoso da Silva, egresso do curso de Ciências da Computação, conquistou 600 mil euros no Prêmio de Inovação IN3+, uma iniciativa da Imprensa Nacional-Casa da Moeda (INCM), em Portugal. A egressa Gabryele Moreira, do curso de Física Médica, foi a primeira mulher preta brasileira a conquistar o Prêmio Marie Curie da Agência Internacional de Energia Atômica, o que viabilizou uma bolsa no valor de até 40 mil euros para estudar fora do país a partir do próximo ano. Já a egressa do curso de Engenharia Mecânica, Fernanda Fontenele, recebe o valor de 5 mil dólares após receber o Prêmio 2021-22 Women in Technology Scholarship (Bolsa Mulheres na Tecnologia) da Cadence Design Systems como forma de reconhecimento pelo esforço na área da tecnologia.


Nas humanidades, a dissertação "Ponteiros da Memória: Educação Patrimonial no Ensino de História em Sergipe", vinculada ao Departamento de História, foi classificada em terceiro lugar na premiação nacional do ProfHistória, e o estudante Alyson Ribeiro conquistou a única bolsa de pós-doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) ofertada para a área de Geografia Humana no Brasil. No curso de Engenharia de Pesca, Ananda Teles teve projeto selecionado para receber um “fundo semente” de R$ 5 mil do programa LAB Jovens Brasil 2021 e na área da saúde um aplicativo desenvolvido para auxiliar neurocirurgias venceu o Prêmio Mentes da Inovação.


App neurocirurgia

A universidade também foi destaque em pesquisas e projetos pioneiros. O Centro de Aprendizagem e Manejo de Animais Silvestres (Camase) tem ajudado na reabilitação de animais silvestres com o uso da pele de tilápia como curativo, um professor faz parte do grupo que descobriu uma estrela rara durante mapeamento do céu em terras chilenas e pesquisadores da instituição desenvolveram bioplástico a partir de resíduos de cana-de-açúcar e sementes de mangaba.


Antesxdepois

Avançando para a internacionalização, a UFS foi contemplada com a criação da Cátedra Marquês de Pombal após assinatura de um protocolo de cooperação com o Instituto da Cooperação e da Língua (Camões IP) e um projeto de extensão teve obras expostas na 18ª edição do Art al Vent, mostra realizada na Espanha.


Art al vent site  exposi  o

Em ano olímpico, a equipe brasileira de ginástica rítmica conquistou vaga nos Jogos de Tóquio 2020 com apoio de projeto de extensão para auxiliar a nutrição das atletas e a delegação da UFS voltou dos Jogos Brasileiros Universitários com seis medalhas, sendo quatro de ouro e duas de bronze.


1

Ciência e desempenho


Img 3331

Com o ano de 2021, a esperança da vacina contra a covid-19 chegou e logo em janeiro os profissionais de saúde do Hospital Universitário (HU-UFS) começaram a receber as doses. A vacinação também veio para alunos em estágios e técnicos e docentes do campus de Lagarto e trabalhadores do campus de São Cristóvão. Residentes em Saúde da Família auxiliaram na aplicação e o próprio campus de São Cristóvão se tornou ponto de vacinação para a prefeitura.


Img 3363

Em meio à pandemia, pesquisadores da universidade comprovaram que o primeiro caso de reinfecção pelo novo coronavírus no Brasil ocorreu em julho do ano passado e atingiu uma técnica de enfermagem. E a UFS, em mais um ano, atuou no combate ao vírus, intensificando demandas dos programas assistenciais, evidenciando ainda mais o ensino, a pesquisa e a extensão, e beneficiando mais de 20 unidades públicas e privadas de saúde de Sergipe e até de fora do estado com a distribuição de máscaras de ventilação não-invasiva por meio do Projeto Spirandi.


22.04 doa  o vni  3

A universidade passou a integrar o UniverCiência, programa brasileiro de TV aberta e internet com foco na promoção, popularização e difusão da ciência, e tem intensificado a produção interna de materiais para divulgação científica em diversas áreas do conhecimento. Enquanto pesquisadores do Departamento de Morfologia conseguiram isolar 15 leveduras com potencial de avançar para as etapas seguintes da produção da cerveja, a partir de frutos como a mangaba, o umbu e o caju, outros estudam propriedades físicas e químicas de exoplanetas com trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Física (DFI).

Na saúde, outra inovação veio por meio do desenvolvimento de um gel termorreversível para auxiliar o tratamento de candidíase vulvovaginal, que possibilita uma maior adesão ao tratamento em um menor número de aplicações, reduzindo o desconforto da mulher durante o uso do fármaco.


 mg 9561 farmacia 1500x1000

Uma equipe do Departamento de Comunicação Social, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), produziu uma websérie sobre o cangaço. E, ainda na comunicação, a Editora UFS lançou o Podcast Sinopse para divulgar ainda mais as obras publicadas e a instituição recebeu a garantia do Ministério das Comunicações da ampliação do sinal da Rádio UFS.


02 1500x1000

Institucional

Em março, o professor Valter Santana tomou posse no cargo de reitor da Universidade Federal de Sergipe. Dois dias depois, já ao lado do professor Rosalvo Ferreira como vice-reitor e da equipe gestora, houve a cerimônia de transmissão de cargo no Gabinete do Reitor.


Whatsapp image 2021 03 22 at 14.41.08

A UFS também empossou os novos diretores de centros acadêmicos e do campus de Laranjeiras e outra cerimônia de posse foi referente ao Colégio de Aplicação.


8

Com o avanço da cobertura vacinal e diminuição dos casos de infecção por covid-19, a UFS deu início ao retorno das atividades presenciais nos âmbitos administrativo e acadêmico com a publicação dos respectivos planos de retomada.


 mg 3397 plano de retorno 1500x1000

E deu mais um passo para o fortalecimento institucional com o início da construção do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e o lançamento do Plano de Ação da Política de Assuntos Estudantis 2021-2025.

Na questão de reconhecimento perante a sociedade, o reitor recebeu o título de cidadão sergipano da Assembleia Legislativa de Sergipe, assim como quatro professores da universidade. E outro docente recebeu a Medalha de Ordem ao Mérito Parlamentar, a maior honraria concedida pelo poder legislativo, e a própria instituição recebeu selo de participação no Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC).


Img 9395  1

Já em reconhecimento pela atuação na luta antirracista, a UFS concedeu o título de "doutor honoris causa" a Severo D’Acelino. O sergipano é fundador do movimento negro em Sergipe, Bahia e Alagoas, ativista dos direitos humanos, poeta, dramaturgo, diretor teatral, coreógrafo, ator e pesquisador das culturas afro e indígena de Sergipe.


Dacelino posando

Investimento

Em 2021, grandes investimentos foram feitos na infraestrutura da universidade, a exemplo da inauguração do refeitório do campus de Laranjeiras e do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV) e a assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 347 mil que vai ampliar a acessibilidade no campus de Lagarto.


1g6a0691

E outras obras importantes estão sendo encaminhadas. A UFS garantiu a liberação de verba para a construção do Centro de Biotecnologias da Reprodução Animal de Sergipe (CBRepA), que funcionará no campus Rural, no município de São Cristóvão, e anunciou para 2022 a entrega do prédio que abrigará os departamentos de Ciências Florestais (DCF) e de Engenharia Agronômica (DEA).


Img 20210422 wa0017

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Seg, 27 de dezembro de 2021, 12:05
Notícias UFS